EDUCAÇÃO

Três novas creches municipais são inauguradas no bairro Senador Hélio Campos

Com a entrega, o núcleo que atendia 120 crianças, amplia sua capacidade para 270.

"Estou muito feliz que ele vai começar a estudar aqui. É uma oportunidade de fazer amiguinhos, aprender coisas novas e se desenvolver", afirma mãe de aluno.
"Estou muito feliz que ele vai começar a estudar aqui. É uma oportunidade de fazer amiguinhos, aprender coisas novas e se desenvolver", afirma mãe de aluno.

O bairro Senador Hélio Campos recebeu, na manhã desta sexta-feira, 23, três novas creches, com capacidade para atender 150 crianças entre 2 e 3 anos e 11 meses de idade. Esta já é a 8ª unidade inaugurada em dois anos e meio de gestão. Com a entrega, o núcleo que atendia 120 crianças, amplia sua capacidade para 270.

Atualmente, o município atende 4.566 crianças na Educação Infantil/creche, sendo 3.087 nas unidades municipais e 1.479 em conveniadas. A previsão é que até o fim de 2023, em torno de 4.900 crianças sejam atendidas, com mais quatro novas creches e ampliação das escolas Vila Jardim, Waldinete de Carvalho e James Macellaro.

“Em quatro anos de gestão conseguiremos fazer história, ampliando o número de atendimento em creches com a oferta de 3 mil novas vagas. Todas as unidades entregues até o momento foram construídas com recursos próprios do município. Outras quatro serão entregues, sendo duas no Nova Cidade e as outras duas no Equatorial. Esse investimento representa planejamento e compromisso com a população e, principalmente, com as nossas crianças, que são nosso futuro”, explicou o prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique.

OPORTUNIDADE ÚNICA – A auxiliar em higiene bucal, Neurizete Guimarães, é mãe do pequeno Renan, de 2 anos e 8 meses de idade. Para ela, essa nova etapa na vida do filho é essencial para o desenvolvimento dele. “Estou muito feliz que ele vai começar a estudar aqui. É uma oportunidade de fazer amiguinhos, aprender coisas novas e se desenvolver. Além disso, vou aproveitar esse tempo que ele estiver na creche para ir atrás de uma renda extra, pois também faço venda de perfumes”, contou.

Quem também ficou feliz com a oportunidade foi a autônoma Raquel Marques. Ela, que é mãe dos gêmeos Henrique e Felipe, ficou impressionada com a estrutura do local. “Fiquei encantada com a estrutura das creches. Tudo muito lindo, organizado e estou muito feliz em saber que meus filhos serão atendidos aqui”, disse.

SOBRE O NÚCLEO – O Núcleo Senador Hélio Campos funciona há 18 anos (desde 2018). É um dos mais premiados da rede, conquistando ótimas colocações no Prêmio Gestão Escolar Delacir de Melo Lima. Boa Vista conta agora com 41 creches desse modelo, distribuídas em 12 núcleos na capital. Na gestão do prefeito Arthur Henrique essas unidades passaram a contar com gestor, coordenador e secretário.

As crianças atendidas nas unidades recebem refeições balanceadas, preparadas por nutricionistas. São quatro 4 refeições diárias para quem estuda em tempo integral: café da manhã, colação (lanche), almoço e lanche da tarde. Já as atendidas parcialmente contam com 2 refeições: turma da manhã (café da manhã e almoço) e turma da tarde (lanche quando chega e jantar ou lanche reforçado antes de ir embora).

 As três novas creches receberam nome de professoras que fizeram história na Rede Municipal de Ensino. Confira:

MARLY SANTOS FARIAS – Formada em licenciatura pela Universidade Federal de Roraima, Marly iniciou sua carreira de professora na Escola Municipal Cantinho do Céu, em 2008. Apaixonada pela profissão, Marly era dedicada e querida, tanto pelos alunos, como também pelos colegas de trabalho. Faleceu em outubro de 2022.

SILVIA LUZIA CARLOS DE CARVALHO – Formada em pedagogia e especialista em alfabetização, atuou como professora por 25 anos na Rede Municipal de Ensino. Era uma servidora que motivava os colegas de trabalho, funcionária exemplar e que tinha o dom de ensinar, sempre focada na alfabetização aprendizado e cuidado com os seus alunos. Faleceu em outubro de 2017.

EDILENE COSTA RIBEIRO – Ingressou como professora estatutária no município de Boa Vista, em 2014. Profissional competente e comprometida com a educação dos alunos, atuou na Escola Municipal Centenário de Boa Vista, por mais de seis anos. Uma marca de Edilene sempre foi a participação em ações pedagógicas, como o Projeto Pequenos Escritores. A servidora morreu em 2020, aos 45 anos de idade.