Uerr em Rorainópolis fica sem energia e aulas são suspensas por tempo indeterminado

A Uerr informou que a situação é resultado da falta de orçamento e recursos suficientes para a manutenção predial

O problema foi ocasionado por um incêndio que danificou o transformador da instituição (Foto: Arquivo pessoal)
O problema foi ocasionado por um incêndio que danificou o transformador da instituição (Foto: Arquivo pessoal)

Os acadêmicos da Universidade Estadual de Roraima (Uerr), em Rorainópolis, estão sem estudar há duas semanas devido a problemas no transformador, que fornece energia a todo o campus. As aulas deste semestre haviam iniciado no dia 5 de agosto, mas no dia seguinte o espaço ficou sem luz. Já no dia 7, a instituição emitiu um comunicado e afirmou que todas as aulas haviam sido suspensas.

De acordo com o estudante do curso de bacharelado em engenharia florestal, Tiago Souza Vieira, de 24 anos, a instituição informou que não há previsão para o conserto. Ele relatou que os alunos estão preocupados em relação aos transtornos que a situação possam causar ao calendário universitário.

“Muitos já programaram suas férias após o final do semestre, considerando o calendário acadêmico vigente. Em um primeiro momento, tinham informado que o problema seria resolvido na última segunda-feira [19], em seguida já se fala sobre conseguir salas das escolas estaduais para alocar os acadêmicos e prosseguir com as aulas. A pergunta que fica é: A Uerr ou o Governo do Estado, seja lá quem for o responsável, não tem condições de contratar uma empresa para solucionar este problema?”, expressou.

O acadêmico registrou em vídeo o campus da Uerr totalmente às escuras (Vídeo: Arquivo pessoal)

Além disso, Tiago disse que o problema tem afetado alunos que estão em fase final do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). “Necessitamos dos laboratórios para poder finalizar os trabalhos e para defender o trabalho no final do semestre. Pedimos agilidade para resolver a situação, pois, a cada dia que passa, nos acadêmicos seremos prejudicados”, complementou.

Falta de orçamento da Uerr impede realização do conserto

A reportagem da FolhaBV procurou a universidade, que, por meio de nota, informou que a situação é resultado da falta de orçamento e recursos suficientes para a manutenção predial. Reforçou ainda que que o orçamento de 2024 é insuficiente para atender qualquer necessidade emergencial ou de contingência. Desse modo, as aulas presenciais continuarão temporariamente suspensas.

A instituição afirmou que, enquanto o problema não é resolvido, as aulas ocorrerão de forma remota, de acordo com a resolução da Pró-Reitoria de Ensino e Graduação.

Confira a nota na íntegra:

Assessoria de comunicação da Universidade Estadual de Roraima informa que, em virtude de um incêndio que danificou o transformador, causando um curto-circuito e sérios danos aos disjuntores e à caixa de energia do Campus Rorainópolis da UERR, as aulas presenciais estão temporariamente suspensas.

Esclarecemos que essa situação é resultado da falta de orçamento e recursos suficientes para a manutenção predial. A ausência de manutenção adequada culminou nesse grave incidente, que infelizmente, poderá ter suas consequências agravadas até o final do ano, visto que o orçamento de 2024 é insuficiente para atender qualquer necessidade emergencial ou de contingência.

Enquanto trabalhamos na solução desse problema, as aulas ocorrerão de forma remota, conforme portaria da Reitoria.

A UERR está empenhando todos os esforços para resolver a situação o mais rápido possível e garantir que as aulas presenciais sejam retomadas assim que as condições de segurança forem plenamente restabelecidas.

Leia a Folha Impressa de hoje