INDICADOR DE QUALIDADE

UFRR atinge nota 4 em avaliação de qualidade de ensino do MEC

Instituto Federal e Universidade Estadual de Roraima alcançaram nota 3, considerada mediana

ufrr fachada
Fachada da UFRR (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

A Universidade Federal de Roraima atingiu nota 4 no Índice Geral de Cursos (IGC) referente ao ano de 2022, divulgado nessa terça-feira (02) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Essa é a terceira vez que a instituição atinge o conceito, considerado alto em uma escala que vai de 1 a 5. Já o Instituto Federal de Roraima e a Universidade Estadual atingiram conceito 3, considerado mediano.

No geral, dos 111 institutos federais e universidades avaliados, 20 ocuparam uma posição entre as melhores instituições do país (nota 5) e 74 estiveram no segundo melhor nível de desempenho (nota). Os 17 restantes ocuparam a faixa 3 (médio). Nenhum ficou abaixo disso.

O IGC é um indicador de qualidade da educação superior e auxiliam estudantes, professores e gestores na avaliação e escolha de instituições e cursos de ensino superior. Ele também serve como parâmetro para o Ministério da Educação (MEC) aprimorar a educação superior, auxiliando na distribuição de orçamento à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT); e é considerado como requisito para iniciativas e políticas do Governo Federal.

Cursos bem avaliados

+ 2023: Curso de Geografia da UFRR obtém nota máxima no MEC

Os cursos das instituições que fizeram o Enade em 2022 também foram avaliados no Conceito Preliminar de Curso (CPC). Pela UFRR, os cursos de Administração, Direito, Jornalismo e Psicologia atingiram nota 4. Os cursos de Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, Secretariado Executivo e Relações Internacionais alcançaram conceito 3.

O curso de Tecnologia em Gestão Pública, do Instituto Federal, alcançou CPC 4. Já os cursos de Serviço Social e Administração da UERR atingiram nota 4, e Turismo e Direito, nota 3.