A Universidade Estadual de Roraima (UERR) anunciou nesta quinta-feira, 19, a publicação do edital para o vestibular no início do próximo semestre. A decisão foi motivada pela falta de tempo hábil para a realização do certame ainda este ano, que terá um novo formato e será executado totalmente por uma banca externa, o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (CEBRASPE). O objetivo é reforçar a idoneidade do processo seletivo. O ingresso dos novos alunos será em agosto de 2025.
Segundo a UERR, inicialmente, o cronograma previa a aplicação das provas em 15 de dezembro de 2024. No entanto, a proximidade com o período de final de ano, somada ao conflito de datas com o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e o vestibular da UFRR (Universidade Federal de Roraima), inviabilizou a execução do certame dentro desse prazo, uma vez que o vestibular só seria finalizado em março de 2025, impossibilitando o ingresso para o primeiro semestre.
Com essa antecipação da informação, a UERR espera proporcionar mais transparência e organização ao processo, além de melhorar as condições de ingresso dos estudantes.
“A realização do vestibular no primeiro semestre de 2025 é a melhor opção dentro das nossas possibilidades, garantindo o ingresso dos alunos com maior tranquilidade no mês de agosto”, afirmou o reitor da UERR, professor Cláudio Travassos.
O vestibular oferecerá vagas para 21 cursos de graduação na modalidade presencial. Entre os cursos mais concorridos na última edição estão Medicina, Direito e Enfermagem.
A UERR também mantém a oferta de cursos na modalidade de Ensino a Distância (EaD), como forma de ampliar as oportunidades de acesso à educação superior em Roraima.