Acompanhe propostas dos candidatos que disputam a Prefeitura de Boa Vista

Folha prossegue com o espaço destinado aos candidatos à Prefeitura de Boa Vista para que eles exponham suas propostas para o eleitor

Como forma de contribuir para o debate eleitoral, a Folha abre espaço para que os candidatos à Prefeitura de Boa Vista possam expor suas propostas de trabalho com base em seus planos de governo. Com tema livre, os postulantes ao Palácio 9 de Julho vão mostrar o que eles pretendem fazer caso sejam eleitos. A posição dos nomes está aleatória.

Teresa:
Sistema de Monitoramento da frota de transporte público

Em janeiro de 2013, quando assumiu, Teresa Surita (PMDB) afirmou que o sistema de transporte público estava totalmente defasado. A cidade tinha à disposição 60 veículos, que faziam apenas 10 linhas. Na época, somente 45% da frota tinha acessibilidade. Teresa disse que aumentou a frota, renovou tudo e reduziu o tempo médio de uso dos ônibus de 10 para cinco anos e meio. “Temos atualmente uma frota de 75 ônibus, todos com acessibilidade, sendo 12 deles climatizados, que fazem 17 linhas que cruzam toda a cidade, da zona Oeste à Leste. Em 2013, a cidade tinha apenas 440 abrigos de ônibus”, frisou, acrescentando que, atualmente, trabalha na implantação de 675 novos pontos, confortáveis e modernos, sendo que 75 deles são climatizados. Afirmou que quer continuar com o trabalho de modernização do sistema de transporte público da Capital. Se for reeleita, Teresa disse que vai implantar o Sistema de Monitoramento da frota de transporte público, permitindo que o usurário tenha informação precisa dos horários de partidas, itinerários e localização dos pontos de ônibus.

Sandro Baré:
proposta de Juventude no Primeiro Emprego

O candidato Sandro Baré (PP) irá promover o primeiro emprego destinado à juventude das áreas urbana e rural, com o objetivo de dar oportunidade a quem estiver fora do mercado de trabalho. As parcerias serão buscadas junto ao empresariado local, como Sistema SESC/SENAC, UFRR, TJRR, DPE, MPRR e Estado. “Até a admissão, essas pessoas serão encaminhadas ao Portal do Futuro: Medida adotada para facilitar o envolvimento direto desses jovens com serviços do município nas áreas de saúde, educação, cultura, meio ambiente e ecologia, além de cidadania e conscientização política”.

Abel Galinha:
parcerias destinadas à Geração de Emprego

O candidato Abel Galinha (Dem) vai buscar entendimento com o Governo Federal e Governo do Estado para instalar, definitivamente, a Zona de Livre Comércio e de Exportação de Boa Vista, criada pelo então prefeito Iradilson Sampaio e “menosprezada pela atual administração municipal”. “Enviaremos Projeto de Lei à Câmara Municipal objetivando apoiar o microempreendedor e o prestador de serviço individual, desonerando os serviços com redução de impostos e simplificação da burocracia”, disse. Outro ponto abordado por Abel “será o fim da perseguição aos humildes prestadores de serviços de Boa Vista: borracheiros, serralheiros, carpinteiros, pedreiros, mestres de obra, ambulantes etc.”. “Valorizaremos as empresas e empresários locais, comprando produtos fabricados em Roraima, utilizando a Legislação vigente, em especial a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, incentivando a geração de empregos em Boa Vista, evitando a evasão de recursos para outros estados brasileiros”. A proposta é criar o programa BV – TRABALHAR (primeiro emprego), dando oportunidade e esperança aos jovens que se formam nas nossas escolas profissionalizantes e universidades. Também quer estabelecer as PPPs (Parcerias Público-Privadas) para incentivar a geração de renda e a contratação de mão de obra local.

Roberto Ramos:
tem proposta para a Igualdade de Gênero

O candidato Roberto Ramos (PT) disse que vai promover o fortalecimento da autonomia feminina por meio de políticas que viabilizem a igualdade de gênero, assegurando recursos para a execução de projetos de empregos e renda para mulheres. “Com a implantação do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres, vamos assegurar a participação deste público alvo em postos de decisão nas distintas esferas do poder público. O fortalecimento envolve também ampliação de ofertas de creches públicas e estímulo para a criação e organização de cooperativas e associações de mulheres”. Outra proposta do candidato será elaborar e implantar o programa de enfrentamento e prevenção à violência doméstica e organizar campanhas educativas com a finalidade de alterar o quadro de divisão de gênero no trabalho, reduzindo as desigualdades de gênero, classe e raça que estão relacionadas ao trabalho doméstico em espaços públicos.