Como forma de contribuir para o debate eleitoral, a Folha abriu espaço para que os candidatos à Prefeitura de Boa Vista possam expor suas propostas de trabalho com base em seus planos de governo. Com tema livre, os postulantes ao Palácio 9 de Julho vão mostrar o que eles pretendem fazer caso sejam eleitos. A posição dos nomes está aleatória.
Sandro Baré: Plano Diretor de Mobilidade Urbana
Sandro Baré (PP) quer proporcionar mais segurança no trânsito aos boa-vistenses. Para garantir um trânsito seguro, sem violência e acidentes, além de facilitar o deslocamento das pessoas, o candidato promete criar um Plano Diretor de Mobilidade Urbana. “Assim, políticas públicas serão adotadas pela prefeitura para melhorar os serviços de transporte público coletivo, infraestrutura urbana, acessibilidade, entre outros”.
Abel Galinha afirma que vai desenvolver o Turismo
O candidato Abel Galinha (Dem) afirmou que vai dotar a Fetec de estrutura e pessoal qualificado para o desenvolvimento do turismo. “Iremos realizar o levantamento e catalogação dos pontos turísticos de Boa Vista, o que facilitará o desenvolvimento adequado de projetos para o turismo”, disse. Afirmou que também vai, por meio de parcerias públicas e privadas, proporcionar cursos de aperfeiçoamento e qualificação para os operadores do turismo, visando o atendimento adequado à demanda desse serviço. “Vamos realizar os festejos juninos e o Carnaval de Boa Vista, de preferência, em parceria com o Governo do Estado, evitando gastos desnecessários e proporcionando eventos de maior alcance, dando ênfase às bandas locais, escolas de samba, blocos e concursos de fantasias. Adotaremos medidas para estruturar os balneários de Boa Vista, em especial o Cauamé e o Caçari, com asfaltamento do acesso, vigilância e coleta do lixo”.
Teresa propõe continuar com valorização do servidor
Uma das primeiras medidas adotadas por Teresa Surita (PMDB) ao assumir a atual administração, segundo ela, foi regularizar o pagamento dos servidores municipais. “Desde então, todos os servidores passaram a receber o salário ainda dentro do mês trabalhado. Para auxiliar na organização financeira das famílias, em janeiro de cada ano, os servidores recebem um calendário de pagamento para acompanharem as datas de recebimentos dos proventos até o final do ano, além da data de pagamento da primeira e segunda parcela do décimo terceiro”, disse. Afirmou que, desde quando assumiu, nunca atrasou o pagamento e, em alguns casos, pagou antes da data prevista no calendário. Com o programa Servidor de Valor, Teresa frisou que garantiu que a prefeitura ofereça aos funcionários capacitação continuada, boas condições de trabalho, convênio de descontos com outras empresas. “Além disso, garantiu a posse de mais de 3 mil novos estatutários e a aprovação do novo PCCR, que aumentou o salário base da prefeitura de R$ 318 para R$ 1.020. Motivados e capacitados, além de se sentirem melhor, atendem com eficiência a população. Isso tudo é valorizar o servidor”, destacou. “O mesmo respeito e investimento no servidor será feito no próximo mandato”.
Roberto Ramos: Esporte e Lazer para cidadania e inclusão
O candidato Roberto Ramos (PT) afirmou que, na sua gestão, o esporte e o lazer serão ações que vão trabalhar a cidadania e a inclusão social. “Vamos incentivar o futebol amador, estimular a criação de novos times e a realização de campeonatos, promovendo os jogos escolares de forma periódica e atletas de alto rendimento com a implantação de bolsa em diversas modalidades, inclusive atividades esportivas aquáticas”. O candidato afirmou que também pretende garantir o funcionamento e utilização da Vila Olímpica e implantar o parque dos esportes radicais para skate, patins, bike, tirolesa, rapel, escalada e pista de skate-mirim, com oferta de oficinas para todas as áreas. “Vamos ampliar o Programa Academias de Saúde e elaborar o Plano Decenal de Esportes para o município”, destacou.