Candidatos a prefeito de Boa Vista apresentam propostas aos eleitores

Espaço é destinado aos candidatos à Prefeitura de Boa Vista para que eles exponham suas propostas de trabalho

A Folha prossegue com o espaço destinado a contribuir com o debate eleitoral, onde os candidatos à Prefeitura de Boa Vista podem expor suas propostas de trabalho com base em seus planos de governo. Com tema livre, os postulantes ao Palácio 9 de Julho mostran o que eles pretendem fazer caso sejam eleitos. A posição dos nomes está aleatória.

Sandro Baré:
Mais saúde para crianças, idosos e mulheres

Sandro Baré (PP) quer proporcionar mais saúde para crianças, idosos e mulheres. Para isso, disse que vai construir o Hospital da Criança e do Idoso, com equipamentos modernos para exames laboratoriais, clínicos e especializados. “Vamos acabar com as filas nos postos e a falta de um bom atendimento a quem precisa da saúde pública”, disse. Também pretende criar o Hospital da Mulher. “Além disso, nosso projeto para a saúde pública de Roraima no atendimento à mulher contará com um programa de enfrentamento à violência doméstica, com auxílio jurídico”.

Roberto Ramos tem proposta para Igualdade de Gênero

O candidato Roberto Ramos (PT) vai promover a democratização da cultura para todos os munícipes, na perspectiva da inclusão social tendo como compromisso com a população boa-vistense, tanto da área urbana quanto rural, o equilíbrio das ações culturais promovidas entre o centro e os bairros mais afastados. Todo o patrimônio material e imaterial será objeto de um inventário. “Vou criar o Centro Cultural de Referência e promover o Programa de Circulação da Produção Cultural para racionalizar e otimizar as ações e minimizar custos e a ociosidade dos equipamentos culturais. Assim como fornecer cursos de dança, teatro, artes plásticas e música”. Outra proposta do candidato será o Nucape (Núcleo de Captação de Festas e Eventos), criado na estrutura da Fetec para promover e atrair feiras, festas, festivais e eventos culturais, acadêmicos e profissionais, nacionais e internacionais. “Nosso projeto contempla Bibliotecas Comunitárias nas praças e a Biblioteca Itinerante, Museu de Boa Vista, Casas de Cultura Digital e de produção de conteúdo visual, lançamento de editais para contemplar manifestações artísticas não valorizadas pelo mercado e de novos pontos de cultura, além de apoiar os existentes”.

Abel Galinha tem proposta para o Meio Ambiente

O candidato Abel Galinha (Dem) vai realizar acordo de cooperação técnica com os órgãos estaduais e federais que atuam concomitantemente na esfera municipal, na fiscalização e preservação do meio ambiente. “Iremos estancar qualquer obra de concretagem de igarapés, que são verdadeiras agressões ao meio ambiente, atuaremos na revitalização e ordenamento dos balneários de Boa Vista, em especial o Cauamé e o Caçari, desenvolveremos atividades que visem a preservação, manutenção e revitalização dos mananciais existentes, com replantio da vegetação nativa e proteção da mata ciliar”, disse.  Outra proposta do candidato é inserir nas escolas municipais programa permanente de orientação e conscientização para a preservação do meio ambiente.

Teresa: Ação de valorização da Guarda Civil Municipal

Com o concurso realizado em 2014, a prefeita Teresa Surita (PMDB) disse que dobrou o efetivo da Guarda Civil Municipal. “Hoje temos 430 agentes, que estão presentes por toda a cidade e que são respeitados pelos moradores porque têm ajudado a trazer segurança nos locais de suas responsabilidades: praças, prédios públicos, eventos e operações especiais”.

Desde que assumiu, ela afirmou que trabalha para equipar e estruturar a Guarda. “Só nesta gestão foram entregues 26 viaturas, 16 motocicletas, 1 microônibus, 25 bicicletas, 5 estações físicas e 20 móveis, 160 coletes à prova de balas, 50 armas não letais e 41 rádios digitais”. Aliado à estruturação, a prefeita destacou ter valorizado os profissionais com o novo Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR), quando o salário base da Guarda Municipal passou de R$ 586 para R$ 1.050. “Na próxima gestão, vamos continuar capacitando, estruturando e valorizando os guardas municipais para que eles continuem trabalhando em prol da segurança de toda a população”.