Desde segunda-feira (26), a Força Aérea Brasileira (FAB) deu início à ação de transporte das urnas eletrônicas, das equipes de segurança e mesários dos tribunais regionais eleitorais para o primeiro turno das eleições municipais em Roraima além de outros dois Estados da região Norte.
Os quatro helicópteros empregados em Roraima além do Acre e Pará devem voar cerca de 190 horas para distribuição e recolhimento das equipes.
Em sua maioria, as seções eleitorais estão localizadas em seringais, comunidades indígenas e ribeirinhas. O cronograma de distribuição vai até o dia 30 de setembro. A etapa de recolhimento se estende de 3 até 7 de outubro.
O Esquadrão Harpia vai usar três helicópteros H-60 Black Hawk. Em Roraima, um deles vai atender a 24 localidades. No Acre, duas aeronaves farão as rotas a partir de Rio Branco e Cruzeiro do Sul para atender a 42 localidades.
No Amapá, o helicóptero H-36 Caracal, operado pelo Esquadrão Falcão, vai atender a seis localidades dos municípios de Oiapoque e Amapá
Outros três aviões de transporte (C-105 Amazonas e C-130 Hércules) ficarão de sobreaviso nas cidades de Campo Grande, Manaus e Rio de Janeiro para transporte de tropas que possam ser empregadas em missão da Garantia da Lei e da Ordem (GLO).