Três candidatos a prefeito dos seis maiores colégios eleitorais do interior de Roraima lideram com folga e tendem a sair vitoriosos das urnas, de acordo com a pesquisa eleitoral feita pelo Instituto do Norte de Opinião Pública e Estatística (Inope). Nos outros três municípios, a disputa deverá acontecer voto a voto, já que há empate técnico entre os postulantes.
Com base nos levantamentos, se as eleições fossem hoje, estariam eleitos Pedro Henrique Machado (PSD), em Alto Alegre, com 60%; Argilson (PSDB), em Caroebe, com 44%; e Leandro (PSD), em Rorainópolis, com 32%.
Já em Amajari, Cantá e São João da Baliza a disputa se mostra acirrada porque os candidatos que estão na frente na disputa pelo eleitor registram empate técnico, dentro da margem de erro das pesquisas.
No caso de Amajari, uma decisão da Justiça Eleitoral pode mudar o quadro da cidade. A candidatura do prefeito Moacir Mota (PR) – que tem 24% das intenções de voto -, que disputa a reeleição, continua indeferida com recurso. A chapa que ele encabeça foi impugnada porque o candidato deixou de apresentar certidão de objeto e pé das ações penais às quais responde para a Justiça Eleitoral. Ele recorre ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e disputa sub judice.
Confira os dados individuais de cada município
Baliza
O Inope entrevistou os moradores de São João da Baliza dia 25 de setembro fazendo sorteio da residência pesquisada e selecionando aleatoriamente o entrevistado na residência. Foram entrevistadas 200 pessoas de um universo de 4.820 e a pesquisa possui nível de confiança de 95%, margem de erro de 9,8%.
Segundo a pesquisa registrada junto ao TER sob o número 03782/2016, quando os entrevistados foram questionados de maneira estimulada sobre o candidato a prefeito, Luiza Maura e Marcelo Jorge aparecem empatados tecnicamente nas intenções de votos, e 5,50% responderam que estão indecisos, que ainda estão analisando as propostas de governo. Quando questionados de maneira estimulada sobre em qual candidato não votaria de jeito nenhum, Divino e Marcelo Jorge foram os mais rejeitados.
Alto Alegre
O Inope entrevistou os moradores de Alto Alegre dia 28 de setembro fazendo sorteio da residência pesquisada e selecionando aleatoriamente o entrevistado na residência. Foram entrevistadas 300 pessoas e, para o universo de 10.174, a pesquisa possui nível de confiança de 95%, margem de erro de 5,66%. Foram entrevistados moradores na sede (180), Paredão (30), Taiano (25), Vila São Silvestre (20), Barata (20), Pium (15) e Sucuba (10).
Segundo a pesquisa registrada junto ao TER sob o número RR-08042/2016, quando os entrevistados foram questionados de maneira estimulada, o candidato Pedro Henrique Machado (PSD) aparece na frente com 60% das intenções de votos, com uma diferença do segundo colocado de 31%. O Professor José de Souza teve 29% das intenções. Dos entrevistados, 5% declararam que estão indecisos, e 3% irão votar em Branco/Nulo. A margem de erro 5,66% para mais ou para menos não permite concluir empate técnico entre os candidatos. As possibilidades de alterações nos resultados estão condicionadas aos 11,32% que não estão cobertos pelo nível confiança da pesquisa ou a mudanças de opinião dos eleitores.
Amajari
O Inope entrevistou os moradores de Amajari dias 28 e 29 de setembro fazendo sorteio da residência pesquisada e selecionando aleatoriamente o entrevistado na residência. Foram entrevistadas 250 pessoas e, para o universo de 6.185, a pesquisa possui nível de confiança de 94%, margem de erro de 5,95%. Foram entrevistados moradores na sede Vila Brasil (70), Trairão (40), Três corações (40), Tepequém (15), Projeto Amajari (20), Bom Jesus (15), Guariba (20), Araça (20) e Mangueira (10).
Conforme a pesquisa registrada junto ao TRE sob o número RR- 00368/2016, quando os entrevistados foram questionados de maneira estimulada, a candidata Vera Lúcia (PSC) aparece na frente, com 35% das intenções de votos, com uma diferença do segundo colocado de 9%. Há um empate técnico no segundo lugar entre Núbia Lima (PMDB) e Moacir Mota (PR). Dos entrevistados, 6% declararam que estão indecisos, 2% irão votar em Branco/Nulo.
Caroebe
O Inope entrevistou os moradores de Caroebe no dia 25 de setembro fazendo sorteio da residência pesquisada e selecionando aleatoriamente o entrevistado na residência. Foram entrevistadas 250 pessoas e, para o universo de 6.067, a pesquisa possui nível de confiança de 91%, margem de erro de 5,36%. Foram entrevistados moradores na sede (187) e na vila Entre Rios (63)
Segundo a pesquisa registrada junto ao TER sob o número RR-01077/2016, quando os entrevistados foram questionados de maneira estimulada sobre o candidato a prefeito, o candidato Argilson, do PSDB, aparece na ponta com 44% das intenções de votos e 5,6% responderam que estão indecisos, que ainda estão analisando as propostas de governo. Quando os entrevistados são questionados de maneira estimulada sobre em qual não votariam de jeito nenhum, BOB foi a mais rejeitada.
Rorainópolis
O Inope entrevistou os moradores de Rorainópolis dias 28 e 29 de setembro fazendo sorteio da residência pesquisada e selecionando aleatoriamente o entrevistado na residência. Foram entrevistadas 320 pessoas e, para o universo de 17.308, a pesquisa possui nível de confiança de 95%, margem de erro de 5,48%. Foram entrevistados moradores na sede (180), Nova Colina (70), Jundiá (20), Vila Equador (30) e Martins Pereira (20).
Segundo a pesquisa registrada junto ao TRE sob o número RR-04096/2016, quando os entrevistados foram questionados de maneira estimulada, o candidato Leandro (PSD) aparece na frente com 32% das intenções de votos, com uma diferença do segundo colocado de 13%. Há um empate técnico no segundo lugar entre Profa. Erisneide, Adilson do Asa e Antônio da Sucan. Dos entrevistados, 10% declararam que estão indecisos e 3% irão votar em Branco/Nulo.
Cantá
O Inope entrevistou os moradores de Cantá dia 27 de setembro fazendo sorteio da residência pesquisada e selecionando aleatoriamente o entrevistado na residência. Foram entrevistadas 300 pessoas e, para o universo de 11.694, a pesquisa possui nível de confiança de 95%, margem de erro de 5,66%. Foram entrevistados moradores na Sede (70), Felix Pinto (30), Vila União (25), Vila Progresso (20), Vila São José (20), Malacacheta (20), Vila Central (20), Canoanim (15), Serra Grande II (15), Vila São Raimundo (15), Serra Grande I (10), Fonte Nova (9), Tabalascada (8) e Santa Cecília (8).
Segundo a pesquisa registrada junto ao TER sob o número RR-04035/2016, quando os entrevistados foram questionados de maneira estimulada, o candidato Carlos Barbudo (PSL) aparece na frente com 23% das intenções de votos. Há um empate técnico no segundo lugar: André (PP), João do Trigo (PROS), Irmã Graça (PHS) e Fábio da Joana (PT). Dos entrevistados, 5% declararam que estão indecisos e 3%, Branco/nulo/Não Respondeu.