A Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp) publicou, na manhã de ontem, a resolução que institui a chamada Lei Seca, como é popularmente conhecida. A portaria valerá durante as eleições municipais de 2016, no período entre as 23h de sábado, dia 01, até as 19h de domingo, dia 02, quando a apuração dos votos estará praticamente concluída. A proibição será para todo o território estadual.
Com a Lei Seca ficam proibidos a venda, a distribuição e o fornecimento de bebidas alcoólicas no dia das eleições. E nas cidades onde houver segundo turno, a venda de bebidas também poderá ser vedada em bares, boates, hotéis, restaurantes, lanchonetes, clubes recreativos, salões de festas, quiosques e demais estabelecimentos comerciais.
Para garantir a eficácia da lei, foram mobilizados 110 policiais federais para Boa Vista e todas as cidades do interior do Estado. A atuação será preventiva, ostensiva e eleitoral, para combater também os chamados crimes eleitorais, como a boca de urna e o transporte irregular de eleitores.
A Polícia Civil disponibilizará 118 agentes, divididos entre 42 na Capital e 76 nas cidades do interior. A Polícia Militar terá 1.400 pessoas trabalhando nas eleições: 792 em Boa Vista e 600 no interior, este último número somando os designados para as votações e os que já atuam dentro do Estado.