As eleições deste ano ocorrerão neste domingo, 02 de outubro, quando serão eleitos os prefeitos e vereadores de cada município dos 27 estados brasileiros. Em Roraima, 308 prédios públicos, entre escolas e secretarias, serão utilizados para abrigar as 1.380 urnas, sendo 121 órgãos em Boa Vista e 16 na zona rural. O início da votação começa às 8h e encerra às 17h.
Segundo o coordenador de eleições do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR), Fábio Barros, a escolha dos locais de votação é baseada na geografia de cada bairro, a fim de que os eleitores tenham mais comodidade. “Tenta-se dividir geograficamente para que sejam próximos das residências dos eleitores, para que o mesmo não tenha a necessidade de se distanciar do bairro que reside”, disse.
Os prédios públicos serão disponibilizados no sábado, um dia antes da votação, para que seja possível fazer toda a arrumação necessária das seções e guardar as urnas lacradas. O coordenador explicou que a paralisação do prédio é necessária antes do dia para não perder tempo no domingo. De acordo com Fábio, apesar do quantitativo de urnas, apenas 1120 serão distribuídas.
As 260 restantes são as urnas de contingências, que são as que substituem as urnas de seção se algum problema acontecer no dia da votação. Barros relatou que as urnas de contingências também são preparadas na cerimônia de lacre, a fim de que estejam preparadas para uso no caso de algum imprevisto. “Tem urnas que dão problema no dia da eleição e que são passíveis de serem substituídas por contingência”, frisou.
DISQUE-ELEITOR – Para tirar as dúvidas da população em relação aos locais de votação, o TRE-RR disponibilizou o Disque-Eleitor. O serviço funciona no número 3628-0178, todos os dias, das 8h às 19h, no cartório da 5ª Zona Eleitoral. Além do telefone, o cidadão também pode acessar o link www.tre-rr.jus.br/eleitor/titulo-e-local-de-votacao, e consultar sua situação.
A medida foi tomada em razão da mudança de 38 locais de votação que ocorreu. Isso porque após as eleições de 2014, ocorreram muitas mudanças de endereço dos locais onde funcionam as seções eleitorais, em virtude de agregações (seção incorporada à outra devido ao número de eleitores) ou em razão de reformas nos prédios públicos. O TRE ressaltou que o canal não deve ser utilizado para denúncias, e sim para tirar dúvidas sobre os locais e a situação do eleitor. (A.G.G)