Descobrir onde você vai votar, fazer uma denúncia e até mesmo substituir o título, são algumas das vantagens para os eleitores que possuem aparelho do tipo smartphone ou tablet. A tecnologia dos aplicativos deve auxiliar os eleitores durante o período eleitoral. Confira a funcionalidade de alguns
E-título- Com o aplicativo E-título não é necessário ir a um Cartório Eleitoral para retirar a segunda via de seu título de eleitor. O e-Título permite acessar uma via digital do documento e poderá ser apresentado para o mesário no dia da eleição. O aplicativo foi criado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) e adotado por todo o país.
Para o eleitor, o benefício virá na facilidade de ter os seus dados eleitorais sempre seguros e disponíveis, diminuindo os riscos de extravios e danos ao título de eleitor.
Conforme regulamentação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o eleitor que tiver cadastrado biometricamente e baixar o aplicativo, não necessitará apresentar carteira de identidade, a não ser que sua digital não seja reconhecida.
Pardal – O aplicativo Pardal, desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), permite que o cidadão faça denúncias pelo celular ou tablet, referentes à propaganda eleitoral nas ruas, compra de votos, uso da máquina pública, doações e gastos eleitorais. Para fazer a denúncia, é necessário informar nome e CPF e encaminhar provas que comprovem a veracidade da acusação, como vídeos, fotos ou áudios. Para garantir a segurança do denunciante, as informações pessoais podem ser mantidas em segredo.
Eleições 2018 – Desenvolvido por Luciano Medeiros, o aplicativo permite consultar seu local de votação e situação eleitoral, podendo identificar se o seu título de eleitor está regular ou não, e exatamente em qual domicílio eleitoral (Local, município, zona e seção) você deverá realizar o seu voto. Ambas as consultas podem ser feitas através do seu nome ou do número do seu título de eleitor. Elas também são úteis para você descobrir o número do seu título de eleitor, caso tenha esquecido, basta pesquisar pelo nome.
Além de visualizar os dados sobre todos os candidatos registrados no TSE. Dados básicos pessoais, dados sobre a candidatura, lista de bens declarados, certidões e proposta de governo.
Mesário – A versão do aplicativo Mesário para as Eleições 2018, ferramenta com instruções e orientações para complementar o treinamento dos quase 2 milhões de colaboradores que participarão do processo eleitoral, já está disponível para ser baixada gratuitamente nas lojas Google Play e Apple Store.
O App existe desde o pleito de 2016 e reúne informações para quem foi convocado ou se voluntariou para atuar como mesário nas eleições. Por exemplo, permite que os mesários tirem dúvidas com facilidade na opção “E se acontecer?”, indica o caminho de acesso para conteúdos on-line e off-line, como manuais e vídeos de treinamento, traz um check-list para o dia da eleição e um novo quiz com perguntas e respostas para que o cidadão possa testar seus conhecimentos.
Aplicativo poderá ser usado nas seções que têm ou não urnas com identificação biométrica e, após as eleições, disponibilizará um formulário para que a Justiça Eleitoral receba feedback dos mesários.