Em Roraima, as apurações referente as eleições do primeiro turno começaram após o horário previsto. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral, a demora para a conclusão dos votantes foi devido um grande número de eleitores terem ido às urnas nas horas finais da votação.
O processo de apuração começou com duas horas de diferença do restante do país e, por volta de 19h30, ainda tinha eleitores votando em algumas das seções em Roraima.
Para o segundo turno, a previsão é que a apuração deve encerrar mais rápido. Segundo Fabio Barros, coordenador geral das eleições do TRE, para apuração não deve haver contratempos, principalmente pelo fato de que agora se trata de uma votação mais rápida, em que o eleitor terá apenas dois candidatos dentre quatro opções, no total, para escolher.
Segundo Fábio, todos os mesários e demais participantes que trabalham no dia do pleito passaram por mais treinamento e receberam novas orientações para evitar que, mais uma vez, o eleitor passe mais tempo do que o necessário na fila.
“Será um pleito com mais tranqüilidade, é comum o primeiro turno ter mais animosidade, já o segundo é mais tranquilo. Ainda assim não tem como prever com exatidão do horário do início e fim da apuração. Outro motivo que implicou na demora da apuração foi que alguns mesários não esperaram o encerramento da gravação de votos, e por isso, foi necessário trazer essas urnas para a junta eleitoral para recuperar esses votos”, explica.
Fábio reforça que qualquer reclamação sobre demora ou denúncia deve ser feitos aos mesários nas sessões ou por meio dos aplicativos disponíveis pelo TRE. “Os votantes também tem que estar atento a ordem dos cargos, o eleitor primeiro irá escolher o governador e em seguida o presidente” finalizou.