Chico diz que senadores eleitos têm obrigação de lutar para que Linhão de Tucuruí chegue a RR

Candidato promete trabalhar para que o Ronda no Bairro, programa de policiamento preventivo, seja novamente instituído

LEO DAUBEMANN

Editoria de Política

Em entrevista ao programa Agenda da Semana desse domingo, 30, na Rádio Folha AM 1020, o ex-governador e candidato ao Senado Federal, Chico Rodrigues (PSB) afirmou que os senadores roraimenses têm que se unirem para resolver a questão energética do estado.

“A construção do Linhão de Tucuruí é fundamental para o desenvolvimento de Roraima, não existe desenvolvimento sem energia confiável”, disse o candidato.

“Uma das primeiras coisas que farei depois de eleito, é encontrar uma equação que resolva definitivamente o problema que Roraima enfrenta há tantos anos, instabilidade energética. Os Waimiri-Atroari não são problema, com diálogo conseguiremos resolver esse impasse, os senadores precisam se unir, deixar de lado questões políticas, ideológicas, o poder de um senador da República é enorme quando se quer fazer o bem, e aí, não se justifica nós ainda não estarmos ligados ao sistema nacional”, ressalta Chico.

Chico acredita que o próximo presidente vai reconhecer que a obra do Linhão de Tucuruí é prioritária e de interesse nacional.

“Não existe nenhum governo inteligente e responsável que vá manter Roraima sem um fornecimento de energia confiável e fora do sistema nacional”, acredita o candidato.

Chico ressaltou também os vinte anos de vida pública, foram cinco mandatos como deputado federal e mais de R$ 100 milhões em emendas parlamentares e projetos apresentados em todos os municípios de Roraima.

“Tive a oportunidade de trabalhar muito lá em Brasília, foram mais de R$ 100 milhões em emendas que apresentei para atender os interesses de nosso estado em todas as áreas, na capital e no interior. E nos 15 municípios de Roraima, apresentei projetos, consegui viabilizar recursos e as obras foram executadas”, ressaltou.

“Na área de saneamento, agricultura, aquisição de tratores, máquinas agrícolas de maior porte, construção de postos médicos em vários municípios do interior, eletrificação rural, atendimento às comunidades indígenas, onde atendi com casas de farinha, fornos, aqueles tratores pequenos, além de projetos na área de educação, muitas escolas foram construídas com emendas parlamentares minhas”, ressaltou Chico.

O candidato lembrou também que foi por meio de emendas parlamentares de sua autoria que foi possível instalar o projeto de irrigação na região do Passarão, zona rural de Boa Vista, e comprometeu-se em conseguir recursos para construção de uma ponte sobre o Rio Uraricoera que vai beneficiar a região. A travessia, atualmente, é feita por meio de balsa.

“A estrada que vai para a região das serras, ali pelo Passarão, vai atingir todo o Baixo Cotingo, aquelas comunidades todas, são dezenas de comunidades indígenas e milhares de pessoas que serão beneficiadas”, disse.

Chico destacou que vai trabalhar para que o Ronda no Bairro, programa de policiamento preventivo, seja novamente instituído.

“O Ronda no Bairro, em 8 meses, reduziu em 47%, os índices de criminalidade aqui na nossa capital. Nós fizemos o Ronda no interior também, então todas as sedes dos municípios e algumas vilas grandes, como Félix Pinto, receberam uma viatura cada, e os índices reduziram consideravelmente, essa experiência foi rica e tornou-se até referência nacional, precisamos implantar novamente”, destacou.