Filho da agricultura familiar, o empresário Antonio Denarium começou a trabalhar com 10 anos e, aos 25, já era gerente geral de banco. Chegou a Roraima em 1991 e, por conta da habilidade negocial, financeira e administrativa com menos de 30 anos, com investimentos feitos no setor imobiliário, financeiro e agropecuário, tornou-se um dos grandes empresários de Roraima. Confira a entrevista que ele concedeu à Folha sobre seus projetos, gerenciamento e avaliação do segundo turno.
Folha: Candidato, qual sua avaliação do segundo turno?
Denarium: Faço uma avaliação muito positiva. Primeiro agradeço aos 113.468 eleitores que fizeram opção em votar na renovação e na mudança política do Estado de Roraima. Por onde eu ando, tenho sido recebido com muito carinho por todas as pessoas e isso demonstra o anseio da população, que não suporta mais a velha política. O que o povo mais deseja nesse segundo turno aqui em Roraima é Bolsonaro presidente e Antonio Denarium como governador. Nós representamos a mudança e a renovação na política. Estamos trabalhando muito, não atacamos adversários, não usamos de Fake News, mesmo tendo sido agredidos com notícias caluniosas que denegriram minha imagem. O povo deu a resposta nas urnas. Ganhamos no primeiro turno e continuamos crescendo. Agora estamos com 62% das intenções de votos. Demonstramos trabalho, estamos junto da população que clama por uma mudança, uma renovação na política.
Folha: Se Bolsonaro for presidente e o senhor for eleito, qual seu planejamento para Roraima?
Denarium: Conversei com Bolsonaro recentemente sobre a questão de Roraima, e a prioridade será a energia elétrica aqui para o Estado. Ficou definido e alinhado com ele que o Linhão de Tucuruí vai sair do papel, pois Bolsonaro vai nos apoiar nessa demanda e com a vontade política do Governo Federal e nós aqui, vamos resolver o problema da energia.
Folha: Qual sua proposta para resolver a crise financeira em Roraima?
Denarium: Se vencermos a eleição, no dia 29 irei para Brasília tratar sobre o orçamento e sobre os investimentos no Estado de Roraima. Pretendo acompanhar, junto com os nossos deputados federais, as emendas individuais e de bancada para serem direcionadas de forma correta, para que a gente possa aplicar esse recurso aqui com muita seriedade. O nosso plano é simples: vamos acabar com o roubo de dinheiro público e com a corrupção. O dinheiro vai aparecer e o benefício vai chegar para as pessoas. Teremos seriedade e vamos tratar do dinheiro público com rigor aplicando corretamente o que for recebido. Temos muita responsabilidade e planejamento e vamos sempre gastar menos do que a gente faturar, dando valor no dinheiro público.
Folha: O senhor tem projeto para geração de emprego e renda?
Denarium: Um grande propósito nosso também é valorizar todos os empreendedores que aqui estão e atrair novos investidores para Roraima. Queremos gerar emprego e renda aqui no nosso estado. A vocação de Roraima é a produção de alimentos, é o setor primário, agricultura e pecuária. Nós vamos valorizar também o turismo, o setor madeireiro e atrair novos investidores. Vamos introduzir aqui uma bacia leiteira, produção de grãos, produção de frutas e produção de carnes. Para isso, eu vou fazer regularização fundiária, licenciamento ambiental, assistência técnica, recuperar estradas e pontes vicinais, dando condições para o escoamento da produção. Roraima hoje tem 40 mil hectares de agricultura empresarial e nós temos um espaço para aumentar para até 600 mil hectares, tirando Roraima da economia do contracheque. Vamos valorizar também nossos servidores públicos, com pagamento rigoroso dos seus salários e todos os direitos adquiridos serão mantidos. Também garantimos que as áreas indígenas homologadas serão respeitadas. Vamos trabalhar para emancipar os mais de 60 assentamentos e fazer a tão sonhada regularização fundiária.
Folha: Em relação ao combate a corrupção e as alianças políticas?
Denarium: O sonho de toda a população de Roraima é um governo honesto, transparente, sem corrupção, em que possamos melhorar a qualidade do serviço público na saúde, educação, segurança pública. Jamais estive envolvido em nenhum fato de corrupção que venha denegrir a minha imagem. Nunca fui condenado em nenhuma ação cível ou criminal. Sou contribuinte e pago rigorosamente os meus impostos. Tudo que eu tenho está declarado no meu nome, não está em nome de terceiros ou laranjas. Desta forma, trabalhando com pessoas honestas do meu lado, vamos mudar Roraima.