Restando menos de dez dias para as eleições 2018, o Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) informa que os eleitores que ainda possuem dúvidas sobre eventuais mudanças de locais de votação podem tirar dúvidas por meio do Disque-Eleitor.
Disponibilizado por meio do número 3627-1878, o serviço também pode ser utilizado para que o eleitor verifique a regularidade de seu título, conforme explica a chefe do cartório da 5ª Zona Eleitoral, Narla Santana.
“É muito comum às pessoas confundirem essa ferramenta com os canais de denúncia. O Disque-Eleitor é um serviço onde o eleitor pode tirar dúvidas sobre o funcionamento dos locais de votação, ao título de eleitor e a sua situação no cadastro eleitoral”, disse.
Em funcionamento desde o dia 27 de agosto, o serviço apresenta uma demanda tímida. No entanto, segundo Narla, a expectativa da Justiça Eleitoral é que a procura dos eleitores aumente com o aproximar da votação do dia 7.
“A procura pelo Disque-Eleitor no momento ainda é razoável, mas geralmente quando a data da votação se aproxima, e o eleitor vai buscar o seu título e não encontra, ele percebe a importância desse serviço. Na maioria das vezes ele já sabe onde vota, mas quando se depara com esse tipo de situação, ele liga para o Disque-Eleitor e já tira essa dúvida”, destacou.
Narla conta ainda que o serviço é essencial para os eleitores que ainda estão perdidos em relação aos locais de votação, uma vez que esse ano o TRE realizou rezoneamento de algumas seções eleitorais.
“Esse ano nós tivemos o rezoneamento de algumas seções, ou seja, houve mudanças. Também há situações em que uma seção está em reforma ou o prédio acabou sendo demolido. Consequentemente, o local de votação foi transferido para outro endereço. Então, por meio desse serviço, o eleitor pode tirar essa dúvida”, ressaltou.
Ao todo, 12 servidores atuam no serviço, que funciona todos os dias (incluindo finais de semana e feriados), das 8h às 18h. Caso haja segundo turno, o serviço vai permanecer em operação até o dia 31.
“Tendo em vista que a tendência é que a demanda aumente com o aproximar da votação, o número de servidores para atuarem no Disque-Eleitor também deve crescer. São 12 servidores, divididos pela manhã e tarde, e no dia da votação, o número de atendentes será de 20 pessoas”, completou.
OUTROS CANAIS – Além do Disque-Eleitor, o votante também pode contar com outros dois serviços para tirar dúvidas sobre seções de votação e outros serviços. O primeiro deles é o próprio site do TRE (www.tre-rr.jus.br), e o segundo é o aplicativo E-Título.
“Pelo site, o eleitor pode tirar as suas dúvidas sobre os locais de votação, fazer a consulta para verificar a sua situação eleitoral e também tirar certidões, que são serviços essenciais para o cidadão. Tem também o E-Título, que é um aplicativo para smartphones, que pode ser baixado e dará a esse eleitor o acesso uma série de serviços, além de ser o mais seguro para mostrar a esse eleitor o local certo onde é a sua seção, caso ele tenha efetuado a sua biometria”, salientou.
Outra novidade é que os mesários também terão um canal de apoio junto à Justiça Eleitoral.
“Para os mesários, o TRE vai disponibilizar o Disque-Suporte. Esse tipo de serviço facilitará a comunicação entre as pessoas que vão trabalhar nas seções de votação com o órgão, para a correção de eventuais problemas com urnas ou mesmo nos locais de votação”, concluiu.