Antes da abertura das urnas para a votação deste segundo turno, alguns eleitores já se concentravam nos colégios eleitorais. Foi o caso de Aurea Maria de Souza e Rosineide de Melo Lima, eleitoras que votam na Escola Estadual Costa e Silva, no bairro São Francisco.
Aos 72 anos, Aurea fez questão de votar e decidir o futuro do país, a exemplo dos pais, que votaram até os 90 anos. Pela legislação eleitoral, o voto é facultativo para idosos acima de 70 anos. “Nem sou mais obrigada, mas quis votar mesmo assim. Moro aqui perto e fiz questão de vir votar logo cedo”, contou a idosa, que confia na memória e não levou a cola eleitoral.
Já Rosineide, de 59 anos, preferiu levar a cola. “Na última vez, eu me confundi na hora de votar para senador e agora decidi trazer a cola. E gosto de votar cedo porque não é muito quente”, disse.
SEM SUJEIRA – Nas escolas da região central de Boa Vista, a limpeza reinou na manhã deste domingo, dia 28, diferente do primeiro turno, quando a frente dos colégios eleitorais foi tomada por santinhos de candidatos.
Diferente do 1º turno, sessões eleitorais da área central amanheceram sem acúmulo de santinhos (Foto: Nilzete Franco/Folha BV)