Na Sabatina realizada pela Universidade Federal de Roraima (UFRR) e o Instituto Federal de Educação (IFRR), na noite desta segunda-feira, 1º de outubro, o primeiro candidato a ser sabatinado foi Fabio Almeida (PSOL).
De início ele foi questionado sobre como melhorar os serviços de saúde que são oferecidos hoje em Roraima. A pergunta foi realizada pelo professor do curso de Medicina da UFRR, Antônio Carlos Martins.
Fabio Almeida respondeu que a saúde pública funciona com estrutura da década de 1990 e que a principal medida se for eleito, será implementar a regionalização e com isso garantir e assumir os serviços da Atenção Básica em todos os municípios.
“Acredito que sofremos na saúde com a ausência de financiamento do Governo do Estado para as equipes de Atenção Básica, iremos regionalizar e garantir essa assistência”, afirmou o candidato do PSOL.
Sobre educação, o professor do Instituto Federal, Guilherme Ramos, questionou como é possível fazer com que a função constitucional da educação seja garantida no Estado.
Almeida disse que a primeira medida será acabar com a interferência política dentro das escolas públicas. “Gestores serão eleitos pela comunidade escolar. Vamos ainda efetivar laboratórios dentro das instituições de ensino para garantir a qualidade do ambiente escolar”, adiantou.
No terceiro tema, Gestão Pública, em que o professor, Emerson Arantes, levantou o bandeira sobre a melhoria dos órgãos públicos. Fabio disse que irá realizar concurso público para todas as secretarias, caso vença as eleições 2018.
A professora de Ciências Sociais, Pierlangela Nascimento, indagou o candidato sobre Desenvolvimento Regional. “Vamos incentivar desde cedo, hoje temos um Estado de costas para as instituições de pesquisas. Será criado um fundo de amparo com destinação de 1% do ICMS ( Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços) será direcionado a pesquisa”, ressaltou.
E por fim, a sabatina a Fábio Almeida terminou com indagações sobre a Segurança Pública, feitas pelo professor do curso de direito da UFRR, Luiz Bruno Bragança.
O professor interpelou o candidato ao Governo de Roraima quanto ao que ele pretende fazer sobre o aumento da criminalidade no Estado, e se ligava essa elevação ao fluxo imigratório. “Fábio respondeu que a imigração não tem nada a ver com o aumento da violência e que e que trata-se de incompetência na administração pública.
“Hoje temos um sistema prisional tomado por facções e um problema sério com a descentralização da gestão e com orçamentos fatiados”, finalizou.
A Sabatina ocorreu no Centro Amazônico de Fronteira (CAF), na Universidade Federal de Roraima. o evento iniciou as 7h e cada candidato foi sabatinado individualmente por 30 minutos e as perguntas foram formuladas com base em questionamentos da comunidade.