Justiça disponibiliza seis aplicativos para as eleições

As facilidades vão desde o título do eleitor digital (e-Título) ao envio de denúncias direto para o TRE-RR (Pardal), assim como acompanhar a apuração dos votos em tempo real (Resultados)

Hoje em dia as pessoas querem sempre tudo à mão em um só lugar como um aparelho celular. A Justiça Eleitoral não poderia ficar de fora e por isso, nestas eleições, disponibilizou facilidades para o cidadão interessado em acompanhar o processo eleitoral mais de perto.

 Para as Eleições 2018, um total de seis aplicativos estão à disposição da população. As facilidades vão desde o título do eleitor digital (e-Título) ao envio de denúncias direto para o TRE-RR (Pardal), assim como acompanhar a apuração dos votos em tempo real (Resultados).

 De acordo com o chefe de Governança e Planejamento de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR), Hélio Brilhante, os aplicativos estão disponíveis para download tanto para Android (Google Play) como para o sistema iOS (Play Store).

O e-Título, por exemplo, facilitará a vida de quem não estiver com o documento de identificação na hora de votar porque depois que o eleitor faz o cadastro no aplicativo móvel, não precisará mais de internet para acessar a via digital do título de eleitor. “Além disso, o cidadão terá acesso também às suas informações junto à Justiça Eleitoral, como a situação eleitoral e o seu local de votação”, ressalta.

Outra facilidade está disponível para quem vai trabalhar no dia da eleição como mesário. O aplicativo Mesários traz orientações sobre o trabalho no dia da eleição e o funcionamento das seções. “Existem ainda funcionalidades para lembrar ao longo do dia e próximo do horário de encerrar a votação, por exemplo, que é o momento de começar a preparar a ata de encerramento”, observa Brilhante.  

 A Justiça Eleitoral também pensou em uma forma de facilitar o envio de denúncias de crimes eleitorais. É no aplicativo Pardal que o cidadão pode enviar fotos, filmagens e áudios de denúncias que encontrar no seu dia a dia sobre indícios de práticas ilegais. “O eleitor faz a denúncia no próprio aplicativo e a gente recebe aqui no Tribunal e encaminha para providências”, explicou Hélio Brilhante.

Já quem quiser acompanhar a apuração dos votos ao final da eleição, poderá baixar o aplicativo Resultados. É nessa ferramenta que qualquer cidadão vai ter acesso em tempo real ao resultado, à medida que a Justiça Eleitoral for apurando os votos. É possível também consultar percentual de votos dos candidatos, detalhes da totalização com informações sobre a quantidade de votos nulos, brancos, legenda e nominais.

O aplicativo Boletim na mão foi criado para possibilitar ao eleitor que tenha uma cópia digital dos boletins de urnas de cada seção no celular ou no tablet. “No encerramento da seção, quando é fixado o resultado na porta de cada seção, a pessoa fotografa pelo aplicativo a imagem do QRCode e no celular ele terá uma cópia desse boletim de urna, onde aparece a quantidade de votos para cada candidato, naquela seção”, explica.

Por fim, o aplicativo JE Processos foi criado para o acompanhamento dos processos de candidatura. “O cidadão pode acompanhar o andamento dos processos de qualquer candidato. Ele pesquisa por advogado ou pelo nome do candidato, e verifica como está o processo de candidatura”, orienta.