Pesquisas indicam que Anchieta e Denarium disputam segundo turno

Na pesquisa Inope, Anchieta tem 43,74% e Denarium, 32,28%; Na pesquisa Ibope, percentual do ex-governador é de 47% e do empresário chega a 35%

A Folha divulga hoje, 6, com exclusividade o resultado da pesquisa feita pelo Instituto do Norte de Opinião Pública e Estatística (Inope) para o Governo de Roraima e para a Presidência da República em Roraima. Ao longo do dia, a Folha Web divulgará o resultado para os outros cargos disputados nas Eleições 2018.

Dois candidatos lideram com folga a corrida para sair vitoriosos das urnas na disputa pelo Governo de Roraima, de acordo com a pesquisa eleitoral feita e publicada com exclusividade pela Folha.

Com base nos levantamentos, se as eleições fossem hoje, Antonio Denarium e José de Anchieta iriam para o segundo turno. A pesquisa possui nível de confiança de 95% e margem de erro de 2,19% para mais ou para menos. A pesquisa está registrada sob o número RR-06558/2018.

Foram entrevistadas 2.000 pessoas entre os dias 3 e 5 de outubro em todos os municípios do estado de Roraima. Dos entrevistados, 51% eram do sexo feminino e 48,8% do sexo masculino, com idade entre 25 e 44 anos. 

Quando questionados sobre a intenção de voto para governador, de forma estimulada, o candidato Anchieta Júnior possui 41,40% das intenções de voto. A maior probabilidade de disputa para o segundo turno será entre Anchieta Júnior e Antonio Denarium, que ficou com 30,55% das intenções de voto. Suely Campos aparece com 16,30%, Telmário Mota, 3,50%; Fábio Almeida, 2,90%; indecisos 2,70% e brancos e nulos, 1,90%. Não sabe ou não respondeu, 0,75%.

“Com apenas 2,7% de indecisos, mesmo considerando a margem de erro de 2,19% (para mais ou para menos), o candidato [Anchieta] possui chance quase nula de vencer a eleição no primeiro turno”, explicou o relatório do Inope.

Considerando-se apenas os votos válidos, o cenário se mantém praticamente o mesmo. Anchieta Júnior tem 43,74% e continua distante de uma possível eleição no primeiro turno, podendo ter entre 41,55% e 45,93% de votos. Denarium aparece com 32,28%; Suely Campos com 17,22%, Telmário Mota, 3,70%; Fábio Almeida, 3,06%.

“Vale ressaltar que esse quadro reflete a opinião dos entrevistados apenas no período de aplicação dos questionários. É possível que as campanhas realizadas nos últimos dias possam alterar os resultados”, citou.


INOPE – O Instituto do Norte de Opinião Pública e Estatística (Inope) marcou história na sua segunda eleição trabalhando com pesquisas registradas, em 2016. A empresa realiza levantamentos junto ao eleitorado, sempre com pesquisas feitas pelo próprio instituto, e alcançou 100% de acerto no resultado na última eleição.

IBOPE DIVULGA ÚLTIMA PESQUISA DE INTENÇÃO DE VOTO EM RORAIMA

A terceira e última pesquisa de intenção de votos Ibope (Inteligência, Pesquisa e Consultoria Ltda.), divulgada na noite de ontem, 5, pela Rede Amazônica, retransmissora da Rede Globo, apontou o candidato Anchieta Júnior (PSDB), da Coligação ‘Todos Por Roraima’, na frente na disputa para o Governo do Estado, com 43% das intenções de voto.

Em segundo lugar, aparece o candidato Antonio Denarium (PSL), da Coligação ‘Agora é Roraima com tudo’, com 32%. A governadora Suely Campos (PP), candidata à reeleição pela Coligação ‘Na Luta por Roraima’, está com 11%. Telmário Mota (PTB), da coligação ‘Dê uma chance para Roraima’, está com 4% e Fábio Almeida (PSOL), da Coligação ‘Frente de Esquerda Socialista’, aparece em último lugar, com 2%.

Em relação aos percentuais de intenção de votos válidos para o governo de Roraima, onde são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos, o Ibope chegou à seguinte conclusão: Anchieta (PSDB) aparece na frente com 47%; Antonio Denarium (PSL) com 35% e Suely Campos (PP) com 12%, Telmário Mota (PDT) aparece com 4%; Fábio (PSOL) tem 3%. 

O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.

REJEIÇÃO – O Ibope também mediu a taxa de rejeição (o eleitor deve dizer em qual dos candidatos não votaria de jeito nenhum). Nesse item, os entrevistados puderam escolhe mais de um nome, por isso, os resultados somam mais de 100%. Veja os índices:

Suely Campos (PP) aparece com 59%; Telmário Mota (PDT) com 39%; Anchieta (PSDB) com 18%; Antonio Denarium (PSL) com 14%; Fábio (PSOL) com 23%; Poderia votar em todos, soma 2%; Não sabe, somam 4%.

A pesquisa está registrada sob os números RR-02275/2018 e BR-01615/2018. O Ibope ouviu 812 pessoas em todo o Estado, no período de 3 a 5 de outubro. O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro.