Em coletiva de imprensa realizada na tarde de ontem, 26, o Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) informou que manterá a mesma estrutura logística utilizada durante o primeiro turno das Eleições Gerais 2018 para este segundo turno. Mesmo com a votação para apenas dois cargos majoritários, o Tribunal não irá mudar o efetivo e disponibilidade na votação deste domingo.
De acordo com a presidente do TRE, desembargadora Tânia Vasconcelos, há a possibilidade de a apuração terminar por volta das 20h do domingo, 28, graças à redução de números que o eleitor precisa digitar na urna. Segundo ela, no primeiro turno, o atraso para abertura da apuração ocorreu por problemas durante a votação, com grande quantidade de pessoas que ainda esperavam para votarem no maior colégio eleitoral do Estado.
“A apuração é muito simples e automática. Quando encerra a votação, automaticamente a apuração também é concluída naquela unidade. O que aconteceu é que ainda tinha um colégio eleitoral muito grande para votar e não é justo com os candidatos que se abrisse a apuração porque isso certamente iria influenciar no voto daqueles que ainda estão na fila”, relatou.
Nos municípios do interior, o deslocamento feito pelo TRE para levar as urnas e as equipes de mesários iniciou ontem. Nos pontos mais distantes, foi feito o uso de helicópteros para movimentação das urnas eletrônicas. “Isso [distância] não atrapalha na apuração porque existe uma tecnologia que nos permite apurar na hora e mandar o resultado para o TRE”, ressaltou.
Para evitar que o encerramento da apuração seja influenciado com atrasos, a desembargadora apontou que o eleitor precisa ter em mente que o horário é importante e evitar chegar próximo ao período de encerramento da votação. “É importante também que leve a cola para que não tenha dúvidas nem complicações”, continuou.
Tânia destacou que os crimes eleitorais registrados pelo Tribunal Regional no primeiro turno foram pequenos e ainda estão tramitando em instâncias policiais. A parceria com as Polícias Civil, Militar e Federal continua a mesma no próximo domingo, assim como o apoio da Guarda Municipal fazendo rotas, tanto na capital como no interior de Roraima.
Os mesários tiveram um reforço no treinamento para lidar com eleitores alterados e também com possíveis problemas que possam surgir nas seções eleitorais. “Ocorrências são inevitáveis, dependendo do ânimo de quem chega. De nossa parte, fizemos uma capacitação bem cuidadosa para que essas ocorrências sejam evitadas”, justificou.
MANIFESTAÇÕES POLÍTICAS – Sobre a possibilidade do uso de camisetas, adesivos ou adereços que remetem a um determinado candidato está liberado, desde que seja silenciosa. Entretanto, não é permitido que o eleitor chegue ao local de votação com um grupo de pessoas fazendo o mesmo tipo de demonstração política, pois o ato pode ser caracterizado como boca de urna.
Carros adesivados também não terão restrição, desde que não estejam estacionados com o intuito de conversas ou indução de voto para o candidato em questão. Se o eleitor ainda tiver alguma dúvida sobre questões eleitorais, como seção e local de votação, o Disque Eleitor também estará disponível no domingo por meio do número 3627-1878. A equipe do Tribunal Regional Eleitoral levantou que é importante o eleitor ligar o quanto antes para tirar dúvidas, diminuindo as chances de chegar no dia da votação e acabar encontrando dificuldades.
ENERGIA – Com o problema de abastecimento de energia cortado em alguns prédios estaduais por falta de pagamento, o TRE garantiu que entrou em contato com a Eletrobras Distribuição Roraima para que a energia seja restabelecida no dia sem qualquer problema. Em caso de blecaute, a desembargadora afirmou que as urnas eletrônicas possuem baterias extras com duração de oito horas, portanto não serão afetadas em caso de corte.
A equipe técnica do TRE ressaltou também a importância de o eleitor esperar aparecer a foto do candidato antes de apertar a tecla confirma, evitando que cause dúvidas se o voto foi mesmo computado.
Mais de 330 mil eleitores estão aptos a votar no domingo
Os dados gerais do segundo turno em Roraima foram disponibilizados pelo TRE-RR e demonstram que 333.969 estão aptos a votar neste domingo, dia 28. Foram 37.420 títulos cancelados, sendo 19.145 somente na capital. Ao todo, serão 320 locais de votação e 1.172 seções. O número de urnas é de 1.390, sendo 218 de reservas.
Boa Vista tem o maior eleitorado do estado, com 218.809 votantes. O Município de São João da Baliza possui o menor eleitorado, com apenas 4.352 eleitores. Ao total, 21.316 indígenas irão votar em 65 localidades em 10 municípios. Serão 6.787 pessoas diretamente envolvidas nas Eleições 2018, de acordo com o TRE.
As mulheres representam 51,2% do perfil eleitoral de Roraima, contra 48,8% dos homens. Os eleitores entre 25 a 34 representam a maior parte desse número geral, com 82.123 pessoas. Eleitores com deficiência são 2.138 em todo estado e 15 eleitores transsexuais e travestis terão o nome social no título de eleitor neste ano.
DENÚNCIAS – Em relação a crimes eleitorais, o TRE continua disponível com o aplicativo para smartphones “Pardal”, em que qualquer tipo de ocorrência ilegal pode ser denunciada, desde que tenha provas como fotos ou vídeos. A Polícia Federal disponibiliza o contato 3621-1500 para denúncias e o Ministério Público Federal poderá ser contactado através do número 98402-4871 e 3198-2062. (A.P.L)