Você na Folha discute o Horário Eleitoral Gratuito

O dia das eleições 2018 está se aproximando e, com ele, o fim do horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão. O horário eleitoral ajuda ou não na escolha dos seus candidatos? Por quê?

“Ajuda sim, porque muitas pessoas ainda não têm seu voto definido, e o horário eleitoral proporciona a possibilidade de o eleitor conhecer um pouco mais sobre cada candidato. Eu, particularmente, me influencio pela propaganda eleitoral na TV bem mais que a internet, pois a probabilidade de ser uma propaganda verídica é bem maior”, Ully Rodrigues, 23 anos, estudante.

“Acredito que influencia porque a gente conhece os candidatos através do rádio e da televisão. Creio que o horário eleitoral é importante, pois nele os candidatos têm a oportunidade de poder mostrar o que já fizeram ou que pensam em fazer. Nem sempre temos a oportunidade de estar cara a cara com os candidatos para conhecer suas propostas”, Maycon dos Santos, 22 anos, vendedor.

“Eu particularmente acredito que ajuda sim. As pessoas geralmente não têm muito tempo para acompanhar, é o meu caso, no entanto quando entro no carro geralmente ligo o rádio para ouvir um pouco. Com base nisso, creio que é uma forma de influenciar os eleitores a definirem seus votos”, Nayara Moreira, 19 anos, estudante.

“Não muito, pois geralmente acompanho os candidatos durante o mandato. Estou ciente de quem trabalhou e de quem não fez nada. Isso faz com que eu já tenha uma definição própria com relação ao meu voto. Muita das vezes, a falta de tempo não permite que as pessoas acompanhem o horário eleitoral”, José Pereira, 63 anos, representante comercial.

“Eu particularmente não acompanho muito o horário eleitoral, pois moro no interior e quase não acompanho o rádio e a televisão. No entanto, apesar de não acompanhar, acredito que é muito importante, para que os candidatos tenham a oportunidade de falar a respeito de seus projetos”, Michael do Nascimento, 36 anos, agricultor.

“Em minha opinião, ajuda um pouco, pois no horário eleitoral vemos tanto as coisas que foram feitas, quanto as que foram deixadas a desejar. Existem candidatos que não mostram nenhum projeto apesar de ter um horário disponível no rádio e na TV, creio que as pessoas têm que procurar saber o passado de seus candidatos, para saberem quem realmente são, pois muitos já tiveram oportunidades e não fizeram nada”, Kethleen Peres, 25 anos, vendedora.