Candidatos a prefeito de Boa Vista abordam sobre programas sociais

Até quinta-feira (12), a FolhaBV apresenta uma série de entrevistas com os candidatos (as) que disputam à Prefeitura de Boa Vista, que respondem sobre os temas: Educação, Saúde, Programas Sociais, Geração de Emprego e Infraestrutura

Os candidatos que disputam o cargo de Prefeito de Boa Vista foram convidados pela FolhaBV, para uma série de entrevistas sobre os planos de gestão e projetos para a Capital roraimense. Os próximos temas são: Geração de Emprego e Infraestrutura.

Na reta final da campanha eleitoral, cada um pontuou sobre as mais importantes diretrizes de governo e o tema desta terça-feira (10) são Programas Sociais.

Os programas de proteção social garantem à sociedade mais carente o acesso a alimentação e atuam de forma positiva na qualidade de vida. A ordem dos nomes dos candidatos nesta entrevista está em ordem alfabética.

FÁBIO ALMEIDA (PSOL)

“Os programas sociais serão mantidos, auditados e ampliados devido ao aumento da pobreza, conforme a PNAD/IBGE. Investiremos por ano, 7 milhões em moradia popular. Fortaleceremos e democratizaremos o Conselho Municipal de Assistência Social, a fim de que possamos ampliar o trabalho do CRAS, interligando suas ações com as políticas de saúde, por meio da Estratégia de Saúde da Família, bem como de monitoramento, por meio da Guarda Municipal, das famílias que possuem medida protetiva contra a presença de agressores. Concurso público e gestão pelos servidores efetivos é meta da gestão 50”.

LINOBERG (REDE)

“Vamos aumentar a bolsa do programa “Cabelos de Prata” para R$ 300, manter todos os programas sociais já existentes e ampliar o número de vagas para que, quem mora no Pintolândia, Araceli e tantos bairros excluídos, tenham oportunidade. Firmar parcerias com Sesi e empresas privadas para atender crianças com iniciação desportiva; ampliar as modalidades esportivas oferecidas na Vila Olímpica, ocupar os espaços e aumentar o número de vagas. Implantar o projeto “Mulheres Empreendedoras” e “Casa Acessível”, uma parceria com governo federal”.

LUCIANO CASTRO (PL)

“Com o cartão “Boa Casa”, as famílias em situação mais vulnerável podem adquirir materiais de construção para ampliar ou reformar as casas. Aos que não têm casa, vamos construir 500 novas por ano, ou seja, 2 mil até 2024. O Cartão “Boa Compra” será criado para as pessoas adquirirem alimentos nos mercantis dos bairros, que serão pagos por meio de convênio com a Prefeitura de Boa Vista. Os bons programas sociais, como o “Cabelo de Prata” e o “Família Que Acolhe”, por exemplo, serão mantidos e ampliados”.

NICOLETTI (PSL)

“Vamos fazer mais do que manter os programas sociais. Vamos lançar o “Boa Renda”, um auxílio emergencial para famílias de baixa renda em situação de emergência. Vamos reduzir os pré-requisitos para o cadastro no “Família que Acolhe” e garantir o vale-transporte para as mães que precisam ir até o Núcleo de Atendimento no Pintolândia. Profissionalizar e incluir mais jovens no “Projeto Crescer” e aumentar o valor do programa “Cabelos de Prata”, garantindo remédio nas farmácias e óculos para idosos”.

OTTACI (SOLIDARIEDADE)

“Os programas sociais do Município serão todos mantidos e nem o nome eu vou trocar. Vou ampliar o número de vagas para atender as mães, as crianças, os idosos e os jovens que hoje estão excluídos do “Família Que Acolhe”, do “Cabelos de Prata” e do “Rumo Certo”. Atualmente, as Casas Mãe, que oferecem vagas para as crianças inscritas no “Família Que Acolhe”, oferecem apenas 2.500 vagas. Com a construção de mais 22 Casas Mãe, vou ampliar para 10.000. Além disso, vamos implantar creches para as crianças de zero a dois anos que não são atendidas na atual gestão e vamos implementar o programa Leve Leite para suplementar a alimentação e garantir o crescimento saudável. Vamos priorizar o orçamento para cuidar das pessoas’’.

PASTOR ISAMAR (PODEMOS)

“O que tem sido bom para a população, será melhorado e ampliado para atender um maior número de pessoas. Os programas sociais são fundamentais para melhorar a vida dos mais humildes e carentes. Tenho experiência de mais de duas décadas com projetos que levaram um pouco de dignidade para pessoas das comunidades mais distantes de Roraima, e farei muito mais pela população de Boa Vista. Criarei, ainda, a Secretaria Municipal da Mulher, a fim de contribuir para uma maior participação da mulher na sociedade, promovendo sua independência social e econômica por meio de projetos específicos”.

SHÉRIDAN (PSDB)

“Proteger as pessoas mais carentes será uma prioridade minha como prefeita. Vamos manter e fortalecer todos os programas sociais da Prefeitura, como “Família Que Acolhe”, “Bolsa Atleta” e “Cabelos de Prata”, entre outros. Vamos trazer programas sociais muito importantes para as famílias mais carentes. O Cuidar, garantindo alimentação de qualidade, o “Crédito Social” e o “Mãe Merendeira” para ajudar na renda, o Programa “Pré-Natal Total” para as gestantes, o “Viva Atenção Especial” para proteger as pessoas com deficiência, o “Viva Melhor Idade” e o “Viva Juventude”, que vai preparar os jovens para o primeiro emprego”.

*A FolhaBV entrou em contato com todos os candidatos ao cargo de Prefeito de Boa Vista, mas Artur Henrique (MDB), Shaolyn Gomes (PMN) e Wilson Précoma (PCO) não deram retorno.