Candidatos apresentam suas propostas sobre o tema urbanização

A Prefeitura de Boa Vista é disputada por 11 candidatos. O primeiro turno das eleições será no próximo dia 15

Com o crescimento populacional é necessário se pensar também em urbanização. Por isso a FolhaBV perguntou aos candidatos a prefeito de Boa Vista, quais as suas propostas para essa área. O tema é o último da série de entrevistas feitas com os candidatos.

A ordem dos nomes dos candidatos nesta entrevista está conforme o resultado da última pesquisa realizada pelo Ibope Inteligência (Instituto Brasileiro de Opinião e Estatística), divulgada nesta terça-feira, 10.

OTTACI (Solidariedade)

“Vamos dar fim a essa história de que da avenida Venezuela pra lá é uma realidade e na área central é outra. Vamos instalar pontos de iluminação nos bairros que não contam com o serviço, assim como na parte de drenagem, asfalto, calçada e meio fio. Para melhorar o trânsito, vamos fazer a abertura de vias que melhorem as ligações entre os bairros, seja através de novas ruas, avenidas ou pontes. Vamos organizar melhor as feiras e prestar um apoio maior aos feirantes. O nosso programa ‘’Conexão Segura’’ vai contribuir muito com a parte urbana de Boa Vista, por que vamos instalar luz de LED, câmeras de videomonitoramento, melhorar as calçadas dos centros comerciais e levar internet de graça para a população. Viver em Boa Vista vai ser muito melhor para todos”.

SHÉRIDAN (PSDB)

“Eu vou ampliar os investimentos em urbanização, com a construção de calçada, meio-fio e com iluminação pública eficiente, com lâmpadas de led. Iremos diminuir o valor do IPTU e do ISS, seguindo as diretrizes do novo Plano Diretor de Boa Vista. Vamos realizar campanhas educativas e de controle social para promover a conscientização da sociedade na preservação dos espaços públicos esportivos e de lazer. Também iremos investir em ações estratégicas de Mobilidade Urbana, com a construção de viadutos, pontes e novos semáforos, planejando a cidade para o aumento da frota de veículos e reduzindo os congestionamentos”.

LINOBERG (REDE)

“Vamos fazer com os principais eixos comerciais de Boa Vista o que a prefeitura fez com as praças. O projeto Novo Centro passará por requalificação urbanística na Jaime Brasil e entorno. Áreas comerciais como as avenidas Estrela Dalva, no Raiar do Sol, e Sólon Rodrigues Pessoa, no Pintolândia, ganharão espaços públicos com jardins, lixeiras, banheiros públicos e assentos.Vamos reformar e revitalizar mercados e feiras municipais, sem que percam sua identidade como aconteceu no Mercado São Francisco”.

NICOLLETI (PSL)

“Vamos implantar o Programa de Regularização Fundiária Urbana. Dignidade e segurança jurídica aos moradores dos núcleos urbanos informais de baixa renda, através da legalização da propriedade. E para os imóveis em que a regularização não for possível, vamos encontrar outro lugar para estas famílias. O mesmo vai acontecer com os estabelecimentos comerciais que hoje não têm acesso ao crédito por não estarem regularizados. Uma iniciativa alinhada com nosso plano de recuperação econômica”.

LUCIANO CASTRO (PR)

“Depois da drenagem completa, vamos investir em asfalto, pavimentação, calçadas e meio-fio de longa durabilidade. O compromisso é melhorar a rua onde as pessoas moram e levar qualidade de vida aos bairros. Para desafogar o trânsito, vamos construir trincheiras (passagens semisubterrâneas) na Av. Venezuela e em várias outras, com túnel de transposição. O BRT, com ônibus articulados, movidos à energia limpa, vai circular do Centro ao Caimbé e ao Senador Hélio Campos, com integração de passagens”.

GERLANE (PP)

“Vamos fazer o maior programa de regularização de moradias que Boa Vista já viu. Quase 50% das casas em Boa Vista estão em situação irregular junto à Prefeitura. Como diz o ditado popular, “quem não registra, não é dono”. Vamos modificar as leis e agilizar os processos de titulação e regularização de obras para permitir que as famílias consigam regularizar suas moradias e possam ter o título definitivo e a casa registrada em seu nome”.

PASTOR ISAMAR (PODEMOS)

“Boa Vista tem 54,1% de domicílios com esgotamento sanitário adequado, 47,5% em vias públicas com arborização e apenas 4,3% com urbanização adequada, ou seja, com bueiros, calçadas, pavimentação e meio-fio. Os moradores dos bairros periféricos são os últimos a receber a atenção da prefeitura, o que contribui para uma urbanização desordenada. Os mais pobres acabam ficando com o pior da cidade, como transporte ruim, falta de limpeza das ruas, esgoto a céu aberto e insegurança. Tenho um plano de governo que resolve todos esses problemas! Boa Vista não pode ser uma cidade em que as autoridades se preocupem mais com flores do que com vidas humanas”.

FABIO ALMEIDA (PSOL)

“Garantiremos uma cidade limpa, por meio da contratação das entidades de catadores e catadoras. Manteremos e ampliaremos as praças como espaços de convívio familiar, porém o adubo será originado da compostagem de nosso resíduo úmido, e as plantas serão oriundas de uma cooperação técnica para que os integrantes do bolsa família possam fornecer estes insumos por meio do programa quintais verdes. Descentralizaremos a política de urbanização de forma que as áreas mais afetadas pela ausência de políticas comecem ser atendidas primeiro, principalmente com iluminação pública. É a gestão 50”.

*A FolhaBV entrou em contato com todos os candidatos ao cargo de Prefeito de Boa Vista, mas Arthur Henrique (MDB), Shaolyn Gomes (PMN) e Wilson Précoma (PCO) não deram retorno.