A cerimônia de diplomação do prefeito, vice-prefeito e 23 vereadores eleitos em Boa Vista nas Eleições Municipais 2020 será realizada nesta sexta-feira, 18, a partir das 9h, no Cartório da 1ª Zona Eleitoral. O evento terá transmissão ao vivo pelo canal TRE Roraima. Em razão da pandemia e para evitar aglomeração, o acesso será restrito aos diplomandos.
O ato será conduzido pela juíza da 1ª Zona Eleitoral de Boa Vista, Daniela Schirato, e contará com a participação da promotora eleitoral, Cláudia Parente, e do chefe de cartório da 1ª ZE, João Nóbrega.
A diplomação é o último ato da Justiça Eleitoral, atestando que o candidato foi efetivamente eleito pelo povo. O diploma é documento indispensável para que eleitos tomem posse no cargo em 2021.
Por outro lado, a posse é um ato de competência do Poder Legislativo ou Executivo, conforme o cargo a que se refira. Segundo o Código Eleitoral (art. 215, parágrafo único), no diploma devem constar o nome do candidato, a indicação da legenda sob a qual concorreu, o cargo para o qual foi eleito ou a sua classificação como suplente.
DIPLOMAÇÕES – O primeiro município a realizar a diplomação foi Alto Alegre, sede da 3ª Zona Eleitoral, no último dia 20 de novembro. Na sequência, no dia 21 de novembro, a Justiça Eleitoral diplomou os candidatos eleitos nos municípios de Mucajaí e Iracema (6ª ZE). Em Caracaraí (2ª ZE), a cerimônia ocorreu nesta terça-feira, 1º de dezembro.
No dia 2 de dezembro, foram diplomados os eleitos de Pacaraima, Amajari e Uiramutã, pertencentes à 7ª ZE. No dia 3, a diplomação abrangeu os municípios de Caroebe, São João da Baliza e São Luiz do Anauá.
Nesta quarta-feira, 16, foram diplomados os candidatos eleitos em Bonfim e Normandia (5ª ZE) e Rorainópolis (8ª ZE); no Cantá, pertencente à 5ª ZE, a cerimônia será nesta quinta-feira, 17.
Em Roraima, foram eleitos 15 prefeitos e 157 vereadores, assim distribuídos: Boa Vista (23), Rorainópolis (13), Mucajaí e Caracaraí (11), e nos demais municípios nove parlamentares, cada.
Na capital, os candidatos Arthur Henrique Brandão Machado (MDB) e Cássio Murilo Gomes (MDB) foram eleitos com 116.792 votos, o que representa 85,36% dos votos válidos.
NÚMEROS – No segundo turno, 217.477 eleitores estavam aptos a votar. Desses, 68.254 (31,38%) não compareceram às urnas; outros 7.833 (5,25%) foram votos nulos e 4.566 (3,06%) votos em branco.