A veiculação da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão inicia nesta sexta-feira, 09, com exibição até 12 de novembro. Na Capital o destaque fica para a coligação “Boa Vista Para Todos”, que representa o deputado federal Ottaci (SD) e a deputada estadual Lenir Rodrigues (Cidadania). O tempo previsto para apresentação das propostas do prefeito, vice e vereadores é de mais de 10 minutos, o maior entre os candidatos.
Segundo o Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR), apenas os candidatos a prefeito terão direito aos programas em blocos, que serão veiculados em dois períodos de 10 minutos cada. No rádio, a transmissão acontecerá das 6h às 6h10 e das 11h às 11h10. Na televisão, a exibição será das 12h às 12h10 e das 19h30 às 19h40.
Já as inserções ao longo da programação das emissoras somarão 70 minutos diários, sendo 42 para os candidatos a prefeito e 28 para os candidatos a vereador. Elas serão transmitidas entre 4h e 23h.
Caso haja segundo turno na capital, a veiculação da propaganda ocorrerá no período de 20 a 27 de novembro, seguindo as mesmas regras estabelecidas no primeiro turno. Os programas de propaganda eleitoral na TV deverão ter transmissão inclusiva, com audiodescrição, legenda oculta e janela de Libras. São proibidas montagens, trucagens, computação gráfica, desenhos animados e efeitos especiais.
Para ter acesso à escala de propaganda, ordem de veiculação, distribuição das inserções para prefeito e vereador e distribuição de tempo em cada município, a população pode acessar o site do TRE-RR.
Saiba o tempo de cada partido e coligação na Capital:
A coligação “Boa Vista Para Todos”, que apoia a candidatura de Ottaci (SD) e Lenir Rodrigues (Cidadania) terá aproximadamente 10’40’’ de tempo de exibição. A propaganda eleitoral é contabilizada pelo tempo dos partidos Solidariedade, Cidadania, Patriota, Partido Socialista Brasileiro, Partido Social Cristão, Partido Trabalhista Brasileiro e Partido dos Trabalhadores (PT), o último em razão de decisão judicial.
A coligação “Boa Vista Segue em Frente”, que apoia a candidatura de Shéridan Oliveira (PSDB) e Zé Haroldo Cathedral (PSD) aparece em segundo lugar no ranking com 09’57” minutos de tempo de exibição. O tempo é referente à soma da representação dos partidos Republicanos, Democratas, Partido da Social Democracia (PSDB) e Partido Social Democrático (PSD).
A coligação “Competência para Continuar” é formada pelos partidos Progressistas e Partido Democrático Trabalhista. O grupo apoia a candidatura de Gerlane Baccarin (Progressistas) e Eduardo Matias (PDT) e terá 05’33” de tempo de inserção.
O Partido Social Liberal dos candidatos Nicoletti (PSL) e Lidiane Wanderley (PSL) terá tempo de inserção de 04’28”.
Em seguida aparece a coligação “O Trabalho Continua” formada pelo partido Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e Avante. O grupo apoia a candidatura do vice-prefeito Arthur Henrique (MDB) e de Edileusa Lóz (MDB) e terá tempo de exibição de 03’37”.
O Partido Liberal do candidato Luciano Castro (PL) e Alcione Côrrea (PL) terá 03’00’ de tempo total de exibição.
O partido Podemos do candidato PR. Isamar (Podemos) e Major Overlan (Podemos) terá 01’46” de tempo de inserção.
Na sequência aparece a coligação “Boa Vista Melhor e Diferente” que apoia a candidatura de Linoberg (Rede) e Doutor Wesley Thomé (PC do B), com o tempo de aproximadamente 1’30’’ de exibição. A participação na propaganda eleitoral depende do tempo do Partido Verde e Partido Comunista do Brasil (PC do B).
Por fim, o Partido Socialismo e Liberdade dos candidatos Fábio Almeida (Psol) e Thiana Tathaíra (Psol) terá 01’14” de tempo total.
Os candidatos Shaolyn Gomes (PMN) e Wilson Précoma (PCO) não contabilizaram tempo para propaganda eleitoral.
Ranking demonstra quem tem maior tempo por coligação e partido (Gráfico: FolhaBV)
Tempo de exibição é calculado com base em representação na Câmara dos Deputados
A legislação permite que apenas 10% do tempo disponível para a propaganda gratuita no rádio e na televisão seja distribuído igualitariamente entre os partidos políticos. Os 90% restantes serão distribuídos proporcionalmente, conforme a representação das legendas na Câmara dos Deputados.
Em Boa Vista, a divergência entre o diretório nacional e o diretório regional do Partido dos Trabalhadores (PT) foi imprescindível para o aumento e diminuição de tempo de propaganda dos candidatos em Boa Vista. O partido sozinho tem o maior tempo proporcional de todos com 04’09’94.
Segundo a decisão do TRE-RR que manteve o apoio do PT ao Solidariedade, a coligação do candidato Ottaci superou os 10 minutos e passou a ser o maior tempo na Capital.
Caso a Justiça tivesse mantido o pedido do diretório nacional do PT, de manter o apoio ao candidato Linoberg (Rede), a coligação teria ao todo um tempo de 5’42’’ e ficaria em terceiro lugar no índice de maior tempo em Boa Vista.