A determinação da Lei Seca Eleitoral entrou em vigor no Estado partir das 23h deste sábado, 14, segundo orientação da Secretaria de Segurança Pública de Roraima (Sesp-RR). No entanto, comerciantes e clientes permaneceram nos estabelecimentos vendendo e consumindo bebida alcóolica.
Conforme levantamento feito pela reportagem da FolhaBV nas vésperas das eleições municipais, a população optou por não seguir as regras da ‘lei seca’, em especial, nas localidades dentro dos bairros da zona oeste da cidade.
Em alguns casos era possível observar a venda e o consumo livre nos bares, além da venda de lanches e refeições. Outra situação vista pela equipe foi a aglomeração de jovens em postos de gasolina, onde a bebida era vendida nas lojas de conveniência. Por sua vez, os comércios localizados no centro ou em áreas mais movimentadas pareceram seguir as regras indicadas pela polícia.
Segundo o titular da Sesp-RR, Coronel Edison Prola, a Lei Seca é válida até as 20h deste domingo, 15, e o descumprimento caracterizará crime de desobediência, conforme artigo 347 da Lei nº 4.737/1965, que institui o Código Eleitoral.
“A medida visa assegurar a tranquilidade para garantir a segurança e a liberdade de ir e vir do eleitor, que é fundamental para o processo eleitoral”, reforçou o secretário.