Instituto divulga segunda pesquisa para Prefeito de Bonfim

Foram entrevistadas 290 pessoas entre os dias 29 e 30 de outubro

O Instituto do Norte de Opinião Publica e Estatística (Inope) divulga neste sábado (31) pesquisa eleitoral registrada junto ao Tribunal Regional Eleitoral/RR, sob o nº RR-00411/2020, que aponta os percentuais de intenção de voto para a Prefeitura de Bonfim.

Foram entrevistadas 290 pessoas entre os dias 29 e 30 de outubro. Essa pesquisa possui nível de confiança de 95% e margem de erro de 5,75% para mais ou para menos. A pesquisa é de iniciativa do instituto.

Confira as porcentagens que cada candidato obteve no levantamento:

Estimulada

Na pesquisa de intenção de voto estimulada, quando são apresentados, ao entrevistado, opções de candidatos, Joner Chagas (Republicanos) foi o mais citado com 70,69%, seguido por Darlene Tiririca (PSB), com 11,72%.

Primeira pesquisa x Segunda pesquisa

Joner Chagas (Republicanos) e Maquiles (PV) foram os candidatos que mais evoluíram desde a última pesquisa, em 9 de outubro. Ambos somaram mais dois pontos. Os que não souberam ou não quiseram responder caíram cinco pontos, de 7,53% para 2,41%. Brancos e nulos oscilaram dentro da margem de erro, passando de 2,40% para 2,08%.

Percepção da vitória nas eleições para prefeito

Ao questionar os entrevistados, de forma estimulada, sobre quem eles consideram que possui maior chance de vencer as eleições municipais de Bonfim, independente do voto deles, Joner Chagas (Republicanos) foi o mais citado com 78,28%. Não sabem ou indecisos somaram 10%.
                                                     

Metodologia

A pesquisa utiliza um método quantitativo probabilístico e seleção aleatória da unidade amostral pelo método de amostragem. Em um primeiro momento, foi realizado o sorteio da residência e em um segundo estágio, foi feita a seleção aleatória, de uma única pessoa, dentro desta residência. A pesquisa foi realizada 100% em residências.

Perfil do Entrevistado

Foram entrevistados 290 moradores da sede de Bonfim, vilas e comunidades indígenas. Na sede, a pesquisa foi realizada nos bairros 13 de Maio, Getúlio Vargas, Centro, São Francisco, Cidade Nova e 1º de Julho. Nas comunidades indígenas, foram ouvidos moradores do Jabuti, Moscou, São Domingos, Alto Arraia, Manoá e Pium. Nas vilas, a pesquisa foi realizada no São Francisco, Vilena e Nova Esperança.

Entre a população jovem entrevistada, de 16 anos e 20 anos, 5,2% são do sexo masculino e 5,2% são do sexo feminino. Entre 21 anos a 34 anos, 16,2% dos entrevistados são do sexo masculino e 18,3% são do sexo feminino. De 35 anos a 59 anos, 19,3% são do sexo masculino e 20,3% do sexo feminino. Entre os entrevistados com 60 anos ou mais, 8,3% dos entrevistados são do sexo masculino e 7,2% do sexo feminino. Os cálculos são baseados no número de eleitores de Bonfim, conforme dados do TRE/RR.