O partido Rede Sustentabilidade oficializou a candidatura do vereador e professor universitário Linoberg Almeida e do vereador Dr. Wesley Thomé para concorrer a Prefeitura de Boa Vista (PMBV) nas eleições deste ano. Em entrevista ao programa Agenda da Semana na Rádio Folha 100.3 FM neste domingo, 20, o vereador falou à respeito das prioridades na administração pública, caso eleito.
A principal das prioridades é a construção e efetiva implantação do plano diretor da Capital. O vereador explica que o plano diretor precisa ser atualizado e compreender as suas ações para a cidade inteira, com participação da população.
“Nós temos outras prioridades. Não é que estacionar no centro da cidade não seja prioridade. Mas revitalizar o centro, atrair outras lógicas de desenvolvimento para que o centro funcione de dia, de tarde e de noite; dar incentivos para que os empresários façam com que o comércio se movimente e adicionar projetos de arquitetura. Honestamente acredito que não precisa de uma zona zul ainda”, disse. “A gente precisa é de mais diálogo, mais transparência e de um plano diretor que valorize a maneira de como a gente cuida da cidade”, afirmou.
Para o vereador, uma das formas de consulta da população será por meio da Câmara Municipal de Boa Vista. Para Linoberg é preciso reinventar a participação das pessoas na política.
“A cidade precisa ocupar a Câmara Municipal como espaço de representação. A gente precisa retomar um programa que era interessante, o ‘Braços Abertos’, que era de georreferenciar os problemas da cidade, mas também levar a gestão da cidade para perto das pessoas. Gestão compartilhada e gestão participativa se diz que é uma bandeira progressista, de esquerda, mas é feita na Alemanha, na Dinamarca, na Noruega. Gerir a cidade é gente na Câmara, com conselhos municipais em pleno funcionamento”, disse.
Durante a entrevista, Linoberg também falou à respeito da distribuição de água na Capital. Atualmente o serviço é ministrado pela Companhia de Água e Esgoto (Caer), frente à uma concessão feita com a Prefeitura de Boa Vista. O contrato, no entanto, deve se encerrar até o ano que vem.
“A primeira coisa é chamar a Caer e o Governo do Estado para conversar. Não tem essa de privatizar uma empresa pública sem chamar ela para repactuar o programa de contrato. A concessão do serviço tem que ser conversada. Tem responsabilidades da Prefeitura de Boa Vista. Tem que parar de brigar a Prefeitura e o Governo do Estado politicamente para chamar atenção na mídia”, disse. “É preciso pensar saneamento básico na cidade”, completou.
Outro ponto citado pelo candidato é a questão da composição política. A expectativa, segundo Linoberg, era em montar uma grande frente progressista, porém, a situação mudou após os diálogos com os partidos.
“As composições ficaram um pouco de lado e cada um dos partidos tinham interesses diversos. Só que nessa caminhada eu passei a contar com pessoas de três partidos”, informou.
Segundo ele, além do Rede e do PC do B, partido do candidato à vice-prefeito, a candidatura também conta com apoio do PV e com um diálogo com o PT. “Até que se prove o contrário, [PT] apoia a gente. Acho que precisa ficar bem claro para a sociedade que ninguém ganha sozinho. O apoio veio da nacional do PT, localmente do PC do B, do Rede e da PV, além da participação popular”, informou.
VICE – Na convenção do partido o Rede Sustentabilidade definiu o vereador Dr. Wesley Thomé como candidato à vice-prefeito de Boa Vista. Atualmente Dr. Wesley, é pediatra e diretor clínico da Unimed e há 15 anos, atende como clínico geral no município do Cantá.
Em 2016 saiu candidato a vereador do município de Boa Vista e conseguiu pleitear uma vaga na Câmara Municipal com 1.898 votos. Tomou posse como vereador no dia 1º de janeiro de 2017, para o mandato até o final deste ano de 2020.