Matéria atualizada às 13h30 com informações oficiais da PRF
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) fez a apreensão na tarde desta quinta-feira, 12, de quase R$34 mil, além de diversos “santinhos” de candidato político, recibos de entrega de cestas básicas e fichas com nomes de possíveis eleitores, em um veículo ligado ao prefeito de São Luís, James Batista (Solidariedade), candidato à reeleição.
Na tarde desta quinta-feira, ao realizarem fiscalização na BR-210, os policiais abordaram uma Toyota/Hillux. O veículo era ocupado por dois homens, de 45 e 37 anos. A equipe iniciou a vistoria veicular e encontram R$ 33.400,00 mil em espécie e vários materiais de campanha eleitoral, indicando a ocorrência de crime eleitoral.
Dinheiro e santinhos foram apreendidos pela PRF (Foto: Divulgação)
De acordo com a PRF, os ocupantes do veículo foram enquadrados, a princípio, no crime do artigo 299 da lei 4.737 de crimes eleitorais, que prevê as seguintes condutas: dar, oferecer, prometer, solicitar ou receber, para si ou para outrem, dinheiro, dádiva, ou qualquer outra vantagem, para obter ou dar voto e para conseguir ou prometer abstenção, ainda que a oferta não seja aceita.
Cabe destacar, que “para a caracterização da conduta ilícita, é desnecessário o pedido explícito de votos, bastando a evidência do dolo, consistente no especial fim de agir”, conforme previsto no § 1° do artigo 41-A da lei 9.504/97.
Os envolvidos e os produtos apreendidos foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Federal de Boa Vista.
A FolhaBV tentou contato com prefeito James Batista, mas o telefone encontra-se desligado.