Mais de 1 mil agentes de dez forças de segurança de Roraima assistem na tarde desta sexta-feira (16), no auditório do CAF (Centro Amazônico de Fronteira), palestras sobre crimes eleitorais e aspectos práticos para o dia das eleições. O evento é organizado pelo TRE-RR (Tribunal Regional Eleitoral) e é a maior reunião entre os entes públicos na preparação da segurança para o pleito deste ano.
“Essa é mais uma reunião para corrigir ou impedir que tenha algum evento indesejável no dia do pleito. É preparar bem para executar bem”, enfatizou o juiz auxiliar da presidência do TRE-RR, Parima Dias Veras, o qual explicou que uma outra reunião para os últimos ajustes na estratégia de segurança será realizada na próxima quarta-feira (21).
“Espero e tenho quase certeza que nossas eleições serão muito tranquilas […]. Acredito na educação do nosso povo, do espírito cívico, que cada um vá as urnas, escolha o candidato da sua preferência, aquela pessoa que o eleitor acredita que melhor vai representar o nosso Estado, tanto na Câmara e no Senado Federal, quanto aqui mesmo, quem vai nos governar”, avaliou.
Palestrante do tema Crimes Eleitorais, o delegado da Polícia Federal (PF), Daniel Ramos, disse que o evento é importante para “refrescar” a memória dos policiais sobre o Direito Eleitoral. “O Direito Eleitoral é sazonal, acontece de tempos em tempos. Então, muitas vezes, a gente não tem esse contato diário com a norma penal eleitoral. Essa palestra de hoje é pra dar uma refrescada na memória das pessoas que vão atuar nas eleições”, disse.
Também estavam entre os temas a serem abordados no evento a “Apresentação do Plano de Segurança”, conduzida pelo coordenador de Desenvolvimento e Implantação de Sistemas, Paulo Rodrigues, e “Aspectos Práticos para o dia das Eleições”, ministrada pelo assessor jurídico do TRE-RR, Fábio Leite.
A subcomandante-geral da Polícia Militar de Roraima (PMRR), coronel Valdeane Alves, adiantou à Folha que mais de 800 policiais da corporação irão trabalhar nas eleições deste ano, na capital e no interior. “O policial militar é o agente que está diretamente no local de votação. Então, naquele momento surgem várias dúvidas a respeito especificamente da legislação eleitoral, que é muito específica. Essa palestra vem pra tirar essas dúvidas, pra que no dia da eleição ele saiba como agir, que conduta vai tomar naquele determinado caso”, declarou.
O diretor de policiamento e vigilância da Guarda Civil Municipal de Boa Vista, Jeferson de Almeida, disse que mais de 40 guardas vão trabalhar na segurança externa dos locais de votação para impedir crimes, como a compra de votos. “Nosso pessoal vai, com certeza, estar mais municiado, preparado pra qualquer tipo de crime eleitoral a ser coibido”, pontuou.
Além da PMRR, da PF e da GCM, participam do evento as polícias Civil e Rodoviária Federal (PRF), o Corpo de Bombeiros Militar (CBMRR), o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RR), a Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito (SMST), a Defesa Civil e o Exército Brasileiro.