Mês de agosto começa e faltam apenas dois meses para as eleições que decidirão os rumos do país nos próximos quatro anos.
Tudo muda em agosto. É dada a largada para as campanhas políticas, os debates, as proposições de ideias. Os candidatos começam a ver resultados de ações e políticas e passam a enfrentar com maior fervor manifestações pró e contra eles.
Confira as datas mais importantes para o eleitor:
AGOSTO
3 de agosto
No dia 3 de agosto, que marca os 60 dias antes do pleito, é a data a partir da qual é assegurada aos partidos políticos e às federações de partidos a prioridade postal para a remessa de material de propaganda de suas candidatas e de seus candidatos registrados. Também é o último dia para a nomeação dos mesários e do apoio logístico para o primeiro e eventual segundo turnos de votação, à exceção dos que atuarão nas seções instaladas em estabelecimentos penais e nas unidades de internação de adolescentes, nomeados até 26 de agosto.
3 de agosto
Composição da mesa receptora de votos: até o dia 3 de agosto, serão nomeados os eleitores que farão parte das mesas receptoras de votos e de justificativas. Também serão escolhidas as pessoas que darão apoio logístico nos locais de votação
5 de agosto
Dia 5 de agosto é o último para a realização de convenções pelos partidos políticos e pelas federações destinadas a deliberar sobre coligações e a escolher candidatas e candidatos a presidente e vice-presidente da República, governador e vice-governador, senador e respectivos suplentes, deputado federal e deputado estadual e distrital.
15 de agosto
A partir dessas convenções, ficam decididos nomes para os cargos – que devem ser registrados até o dia 15 de agosto. Nessa data, são definidos os postulantes que vão aparecer nas urnas. Não haverá mais especulação de quem é ou pode ser o candidato. Os nomes estarão convocados com lista apresentada à sociedade.
16 de agosto
Propaganda eleitoral: a realização de comícios, distribuição de material gráfico, caminhadas ou propagandas na internet passam a ser permitidas a partir do dia 16 de agosto. Após o lançamento oficial dos nomes, começam as campanhas eleitorais. A partir de 16 de agosto, os candidatos, os partidos, as federações e as coligações podem fazer funcionar, entre as 8h e as 22h, amplificadores de som. Os postulantes estão liberados para realizar comícios, distribuir material gráfico de campanha e divulgar, em mídia paga, até 10 anúncios de propaganda eleitoral, por veículo, em datas diversas.
16 de agosto
Começam as campanhas eleitorais, muda a presidência do TSE. No mesmo 16 de agosto, o ministro Alexandre de Moraes assume a Corte Eleitoral no lugar de Edson Fachin e permanece no cargo por dois anos. Ele vai comandar as eleições de outubro e permanecer à frente do TSE até 2024.
18 de agosto
Pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida que queiram votar em outra seção ou local de votação têm entre os dias 18 de julho e 18 de agosto de 2022 para informar à Justiça Eleitoral
18 de agosto
Voto em trânsito: eleitores que estarão fora de suas regiões de votação na data da eleição podem solicitar até o dia 18 de agosto o voto em trânsito, indicando em que cidade estarão no dia do pleito
Setembro
9 de setembro,
Em 9 de setembro, começa o prazo para os partidos políticos, as candidatas e os candidatos enviarem à Justiça Eleitoral, por meio do Sistema de Prestação de Contas Eleitorais (SPCE), a prestação de contas parcial. Deverá ser demonstrada a movimentação financeira ocorrida desde o início da campanha até 8 de setembro.
9 de setembro
Em 9 de setembro, o Supremo Tribunal Federal troca de comando. Sai o ministro Luiz Fux, e a ministra Rosa Weber assume a presidência da Corte Suprema pelos próximos dois anos, também abarcando o período das eleições no país.
17 de setembro
A partir de 17 de setembro, nenhum candidato poderá ser detido ou preso, salvo em flagrante delito. É ainda o último dia para as entidades fiscalizadoras impugnarem os programas a serem utilizados nas eleições de 2022.
29 de setembro
Em 29 de setembro, acabam as propagandas eleitorais gratuitas no rádio e na televisão relativas ao primeiro turno, bem como a realização de debates no rádio e na televisão.
Outubro
1 de outubro
Primeiro de outubro, véspera das eleições. É o último dia para propagandas eleitorais, distribuição de material gráfico, caminhada, carreata ou passeata.
2 de outubro
Em 2 de outubro ocorre o 1º turno das eleições. As votações ocorrerão das 8h às 17h. A partir das 17h serão divulgados os resultados da votação para o cargo de presidente da República, incluindo os votos em branco, os nulos e as abstenções.
Serão anunciados ainda os resultados das votações para os cargos de governador, senador, deputados federal, estadual e distrital, incluindo os votos em branco, os nulos e as abstenções.