Em Roraima, apenas 216 mulheres são candidatas para as eleições de 2022. O número é menor do que a disputa eleitoral de 2018, quando 219 mulheres se candidataram aos cargos. Este ano, o baixo número representa 35% do total de candidaturas registradas. De acordo com a Justiça Eleitoral, as mulheres formam maioria da população apta a votar em todo o estado, sendo 51% do total.
Ao cargo de governo de Roraima, há 1 mulher na disputa: Teresa Surita (MDB). A emedebista aparece com 38% nas intenções de voto, atras do atual governador Antonio Denarium que tem 45%, conforme mostrou uma pesquisa do Instituto Ipec no estado. Ao cargo de vice-governadora, são duas candidatas: Cristina Burger do PV e a Psicóloga Lia Michelli do PDT.
Para o Senado, nenhuma mulher concorre, mas para suplentes tem seis candidatas, Lucia Alberto (PSOL); Marcinha do Povo (PTB); Aline Rezende (PRTB); Ana Alencar (PATRIOTA); Dorinha (PODE); Regina (PMN).
Para a disputa das oito vagas na Câmara Federal, são 101 homens e 63 mulheres; já para o cargo de deputado estadual, são 260 homens e 142 mulheres.
Segundo a atual legislação brasileira, os partidos são obrigados a reservar pelo menos 30% do total de candidaturas para as mulheres nas eleições proporcionais (deputado estaduais, distritais, federais e vereadores).