Candidatos ao Governo apresentam propostas à Indústria em evento

Os candidatos receberam a Carta da Indústria, que apresenta as principais propostas da indústria para o desenvolvimento econômico e social de Roraima 

Os candidatos ao Governo do estado, serão recebidos pela Federação das Indústrias do Estado de Roraima (FIER) para apresentarem propostas voltadas ao setor produtivo e discutirem a pauta de defesa de interesses do segmento industrial. O evento ocorrerá no dia 1º de setembro, a partir das 10h, no auditório da Fier.

Foram convidados os candidatos Antonio Denarium (PP), Fábio Almeida (Psol), Juraci dos Santos (PDT), Rudson Leite (PV) e Teresa Surita (MDB). 
Todos receberam a edição 2022 da Carta da Indústria, que apresenta as principais propostas da indústria para o desenvolvimento econômico e social de Roraima. Neste documento, a Federação das Indústrias propõe ações de políticas públicas voltadas para o setor industrial, nas áreas de infraestrutura, construção civil, meio ambiente, desenvolvimento industrial, políticas estruturantes e desenvolvimento social. 

A Carta mostra os entraves que inibem o desenvolvimento da indústria no Estado. Por isso, o diálogo com o setor público precisa ser contínuo, aberto e transparente. Alguns temas são especialmente relevantes, considerando que são desafios ainda não vencidos, como infraestrutura logística que contribua para o crescimento do comércio exterior e uma reforma tributária que torne o setor mais competitivo. 

No tópico construção civil, uma das propostas é “que o Governo do Estado em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Regional e a Caixa Econômica Federal busque investimentos para ampliar a construção de unidades habitacionais na Capital e interiores”. 

No tocante à energia, a solução solicitada é “que o Governo execute ações coordenadas com a bancada federal, para articular e dar celeridade ao processo de interligação energética do Estado, eliminando as barreiras existentes”. 

Na pauta de Meio Ambiente, duas das propostas buscam “estruturar os órgãos de fiscalização da área ambiental para que haja celeridade nos processos e procedimentos que viabilizem a atividade industrial de forma sustentável e avaliar os impactos ambientais específicos dos empreendimentos do setor industrial”. 

No tópico Desenvolvimento Industrial, uma das soluções apresentadas na Carta é a de “elaboração de projetos que facilitem o acesso à qualificação profissional da mão de obra envolvida na produção, em nível operacional, gerencial ou de controle do setor, bem como aprimorar a capacidade de gestão por meio de consultorias”. Estes e outros assuntos constam na Carta da Indústria, disponível no site, na aba Publicações. 

Programação 

Sobre a participação dos candidatos ao cargo de chefe do Executivo Estadual, a FIER realizou um sorteio para definir o horário de cada político. Ficou deliberado assim: Teresa Surita, às 10h, e Antonio Denarium, às 11h. Na parte da tarde, terão as apresentações do candidato Rudson Leite, às 14h30, Juraci dos Santos, às 15h30, e 16h30 Fábio Almeida. 

Com o encontro, a Federação das Indústrias coloca em prática uma efetiva ação de defesa de interesses do setor a que representa, se comprometendo a promover um diálogo transparente, respeitoso e que agregue valor ao setor produtivo industrial roraimense. 

A FIER ressalta que este é um setor em constante desenvolvimento, que gera empregos, oportunidades e riqueza ao estado. É a indústria que apoia e contribui para a formação de seus trabalhadores e dependentes, promove a saúde e a qualidade de vida, além de gerar a inclusão social e o desenvolvimento econômico e social do Estado de Roraima. 

Os convidados a participarem deste encontro, são conselheiros representantes dos 12 setores industriais que compõem a base sindical da Federação, a diretoria, o conselho fiscal e a imprensa, considerando o espaço físico limitado a 50 pessoas. No entanto, o encontro será transmitido aos demais conselheiros, dando acesso ao diálogo para todas as partes interessadas, e ao vivo por meio da página do Sesi-RR no YouTube, neste link.