Cida Lacerda decide “Sou pré-candidata a Deputada Federal” 

Cida Lacerda sempre foi movida a desafios

É muito relativo o conceito de sucesso. Segundo o dicionário, significa “ter êxito em alguma coisa” ou “ter um resultado feliz em algo”. Assim, se define a trajetória profissional da jornalista Cida Lacerda, que nesta sua caminhada teve vários momentos positivos. Outros nem tanto, porque ela não conseguiu o resultado esperado, mas, mesmo assim, não deixam de ser importantes pela experiência e aprendizado adquiridos, que serão levados para a vida toda.

Cida Lacerda é a primeira jornalista de Roraima a conseguir uma entrevista exclusiva  com um presidente da República. Em março deste ano esteve em Brasília, quando entrevistou por mais de uma hora o presidente Jair Bolsonaro. “Tive grandes conquistas na minha carreira, mas certamente essa entrevista foi a cereja do bolo”. 

Esse momento com o presidente deixou seus pais, senhor Luiz e dona Caçula, muito orgulhosos, e o próprio presidente gravou um áudio parabenizando os pais da jornalista. “Olá seu Luiz e dona Caçula, é um prazer estar com sua filha aqui e parabéns por essa família maravilhosa”, disse Jair Bolsonaro, no áudio.


Cida Lacerda é a primeira jornalista de Roraima a conseguir uma entrevista exclusiva  com um presidente da República

Conheça a trajetória profissional de Cida Lacerda

O ano era 1996, quando Cida Lacerda foi aprovada no vestibular, para cursar jornalismo. Com uma desenvoltura, falante e carismática, nesse mesmo ano, mais precisamente no mês de maio, começou a trabalhar como estagiária na TV Universitária, e depois na Prefeitura de Boa Vista. 

Ainda naquele mesmo ano, agora no mês de setembro, foi convidada para assumir a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Segurança Pública do Estado de Roraima. E, em seguida, no Palácio Senador Hélio Campos.

Cida lembrou que, no Palácio, trabalhando com a também jornalista Consuelo Oliveira, apresentava cerimonial, programa de rádio, produzia material de marketing e outras atividades. “Abracei todas as oportunidades, e só tenho gratidão a Consuelo, porque ela acreditou mais em mim do que eu mesma”, disse.

“Depois fiz assessoria de comunicação para empresas privadas, trabalhei no posicionamento de marcas no mercado, inaugurações, eventos. Os melhores bailes que ocorreram em Boa Vista eu estava à frente, como o dos médicos, dos engenheiros, administradores, dos dentistas. Tive esse viés pra realização de eventos. Ajudei no Boa Vista Folia, quando tínhamos o carnaval fora de época”, contou Cida.

A jornalista enfatizou que sempre teve uma trajetória bem sucedida, por conta de sua vocação e de sua vontade de trabalhar. “Sempre fui muito trabalhadora, nunca tive medo de nada, quando as oportunidades surgiam eu abraçava. Aproveito cada momento para atuar e ser bem sucedida. E também tinha que trabalhar para criar meus filhos e ajudar meu marido, porque nesta profissão a gente tem que se virar para ter uma remuneração melhor”, comentou.

DISTRITO INDUSTRIAL

Por mais de três anos, Cida Lacerda foi diretora do Departamento de Indústria, Comércio e Serviços, da Secretaria Estadual de Planejamento (Seplan), mas sua sala ficava no Distrito Industrial Governador Aquilino Mota Duarte. 

Neste período, Cida teve um papel importante para a transformação do Distrito Industrial. Participou do trabalho de ordenamento do Distrito, pois antes não se sabia onde começa e terminava aquele espaço. “Hoje, existem as áreas industrial, das chácaras e a do Jardim das Copaíbas. Desenvolvemos um trabalho muito importante, focado na regularização fundiária, pois ali tinham empresas com mais de 30 anos de instalação dentro do Distrito, mas não tinham a segurança jurídica. Trabalhamos juntos à Assembleia Legislativa, modificamos a legislação e fizemos a regularização de quase todas as empresas, que estão em pleno funcionamento no Distrito Industrial”, ressaltou.

Cida lembrou que foi realizada uma ação com a finalidade de dar melhores condições de trabalho para os trabalhadores da indústria artesanal de carvão, que exploram essa atividade dentro do Distrito.

“Essas famílias agora poderão desenvolver suas atividade em um espaço próprio, e para melhorar ainda mais o ambiente, o governador Antônio Denarium adquiriu kits de incineradores de fumaça para melhor ordenar a atividade que emprega mais de 180 famílias”, disse Cida.

Com os recursos da Suframa contingenciados, se buscou investimentos para mudar a cara do Distrito Industrial. “Existe uma obra no Distrito e, em breve teremos duplicada essa via principal que é paralela à BR-174, que irá melhorar a trafegabilidade e vai mostrar a melhor vitrine de empresas de Roraima. Antes, quando entrávamos no Distrito, a gente se deparava com muito buraco, muita sujeira, mas, como o nosso trabalho, está sendo mudada essa realidade”, frisou “e tudo isso ocorreu graças ao comprometimento do meu antigo chefe e amigo, Marcos Jorge (ex-secretário de Planejamento) que atuou firmemente junto ao Senador Mecias de Jesus para descontingenciar esses recursos”. 

A parte de titulação e de definição de áreas finalizadas, mais recursos serão investidos em infraestrutura. O senador Mecias de Jesus (Republicanos) destinou mais de R$ 10 milhões para o Distrito Industrial, para a obra que está sendo licitada. “O governador, com recursos próprios do Estado, fará o restante do Distrito e, em breve, teremos um Distrito a altura das empresas instaladas naquele local”.

“Esses dias, assinamos os contratos das empresas que adquiriram as áreas institucionais, que foram licitadas no Distrito Industrial. Teremos novos empresários que estão vindo se instalar no Distrito, são empreendedores que estão acreditando no potencial econômico de Roraima”, ressaltou Cida Lacerda, destacando que esse foi um dos trabalhos que teve a oportunidade de fazer a frente da gestão pública. “Recebi o convite do governador Antônio Denarium para assumir o Distrito e aceitei e deixei ali minha humilde contribuição”.


Cida Lacerda e o governador Antonio Denarium 

VILA OLÍMPICA

O Distrito Industrial não é a sua primeira experiência em gestão. Durante três anos, Cida Lacerda teve a oportunidade de ser diretora da Vila Olímpica Roberto Marinho.

“Quando cheguei, a Vila era ponto de consumo de drogas. Eu e minha equipe, com muita persistência, arrumamos a vila, conseguimos parceria para revitalização e oportunizamos as famílias e atletas para que voltassem a frequentar aquele espaço”, ressaltou.

Uma das primeiras iniciativas adotadas por Cida, foi implantar a escolinha de futebol, quando fez parceria com o Sesi (Serviço Social da Indústria), por meio do projeto Atleta do Futuro. Em seguida, foi feita a inauguração do parque de natação.

“Quando deixei a Vila Olímpica tinham mais de três mil alunos matriculados, fazendo atividades esportivas. Foi um trabalho que me deixou feliz, pela minha contribuição àquelas famílias das proximidades e de outros bairros de Boa Vista. Trabalho que tive orgulho de ter feito, para que as pessoas tivessem melhores condições de vida, por meio da prática do esporte”, enfatizou Cida Lacerda.

POLITICA

Cida Lacerda sempre foi movida a desafios. Desafios estes que a tornam uma mulher forte e destemida. Em 2008, o então prefeito de Boa Vista, Iradilson Sampaio, a convidou para sair candidata a vereadora pelo município. 

“Eu confesso que não queria, mas como era para ajudar o grupo e ter dias melhores pra nossa cidade eu aceitei. Foi uma eleição muito difícil, pois eu estava gravida e meu filho nasceu no meio da campanha. Não consegui me eleger, mas tive uma votação expressiva, obtendo 1.209 votos de pessoas que acreditaram nesse projeto de trabalhar por Boa Vista”.

Já no ano de 2012, Cida Lacerda foi convidada para sair candidata a vice-prefeita de BV, na chapa de Mecias de Jesus. “Também aceitei esse desafio, e foi uma campanha bonita, e conseguimos 30% dos votos dos eleitores da capital”. 

RORAIMA

“Nasci aqui, onde dedico minha vida e toda minha força de trabalho e daqui não saio”, declarou Cida Lacerda, que tempos atrás recebeu convites para morar em Recife (PE) e em Manaus (AM).

“Tenho uma raiz muito forte com Roraima. Eu amo esse estado e o povo daqui. Roraima é minha raiz: Em todas as oportunidades de trabalho que eu tive aqui eu busquei fazer a diferença na vida dos roraimenses, seja por meio dos cargos públicos e privados que ocupei, seja pelo meu trabalho como comunicadora. Sempre tive em mente que todos nós podemos fazer a diferença, ajudando as pessoas e mudando a história do nosso Estado”, ressaltou. 

“A essa altura da minha vida recebi esse importante convite e acredito que se for da vontade de Deus que eu tenha êxito, darei o meu melhor para representar o povo da minha terra e ajudar a cuidar do nosso Estado”. 

Cida Lacerda é roraimense, de família tradicional, neta de João Firmino Neto e Francisca Nazaré, nordestinos que vieram para Roraima na década de 40. 

Em 2002 colocou no ar pela TV Ativa ( atual Cultura Roraima)  o programa Quem é Quem, que depois migrou para o Jornal Folha de Boa Vista e mais recentemente para a Folha FM. “Amo muito esse meu produto de comunicação, onde sempre tive Graças a Deus bons parceiros. Tive que dar uma pausa por conta da legislação eleitoral, e aproveito e mando um abraço aos que estão sentindo minha falta. Vou para a luta, vou encarar esse desafio e que dias melhores venham para todos nós”

Cida abriu um canal com a população através do seu WhatsApp 99141-8812.