O defensor público geral Stélio Denner deixou este final de semana, o cargo por conta da desincompatibilização eleitoral. Ele vai concorrer a uma das vagas na Câmara Federal.
Denner estava no quarto mandato à frente da Defensoria e já ocupou o cargo entre os anos de 2011 a 2015 e de 2019 a 2023
“Sou candidato porque nós, que estamos na frente da Defensoria nacional, decidimos entre os 27 defensores gerais do Brasil que há necessidade de termos um ou mais Defensores Públicos que estão na atividade institucional, sendo eleitos Deputados Federais. Nosso nome foi aceito e apoiado por todos e pela Associação Nacional dos Defensores e Defensoras públicas. Se fomos eleito será a primeira vez que o Congresso Nacional terá um Defensor Público que está em atividade, eleito Deputado Federal. Nossa missão não é fácil, mas coloco meu nome para avaliação de toda população roraimense” explicou Denner.
Avaliação
Na saída do cargo, o defensor lembrou que foram dezenas de obras e projetos executados para melhorar os serviços jurídicos gratuito prestados a população. Citou a realização de três concursos públicos, a construção de várias sedes no interior e ss ações coletivas como as voltadas para a nomeação dos policiais penais.
“Vamos construir este ano os Escritórios de atendimentos nos municípios. Durante a pandemia o atendimento cresceu, nos aproximamos mais das pessoas, com atendimento virtual e com a Defensoria itinerante e ajudamos o estado e municípios com nossas ações no enfrentamento da Covid.Crescemos muito internamente e os servidores foram e estão sendo valorizados. Em 2021 Defensoria itinerante atendeu mais de 200 comunidades indígenas, estivemos em todos os municípios do Estado, No total mais de 6 mil pessoas receberam nossos benefícios”
Denner explicou que o defensor público Oleno Matos assumirá interinamente o cargo.
“Me afasto sabendo que os trabalhos da Defensoria não vão parar. O Dr Oleno Matos assume até eu voltar em outubro. Sei do seu compromisso com a Defensoria e que experiência dele faz toda diferença no comando da instituição, a Defensoria vai estar cada vez mais forte em suas mãos”
Família Tradicional
Além de Defensor Público, Denner já foi Juiz do TRE de Roraima de 2008/2013, advogado, Vice presidente da OAB, além de Consultor Jurídico do TCE.
Roraimense, ele pertence a uma das famílias tradicionais do Estado, ligadas a política. É bisneto de João Capristano da Silva Mota e Alfredo Venâncio de Souza Cruz, primeiro e segundo prefeito de Boa Vista, respectivamente.
“Só tios, irmãos do meu pai e da minha mãe, tenho mais de 30, primos legítimos tenho mais 100. Nossa identidade é toda com Roraima e o povo do meu estado. Isto faz com que minha responsabilidade aumente ainda mais para que eu possa bem representar minha família e meu Estado. Temos compromisso com nossa gente e sei que poderei contribuir muito como Deputado Federal” disse Denner
Propostas
O pré-candidato a deputado estadual afirmou que se for eleito, pretende trabalhar onde a política pública não chega.
“Esse é nosso maior desafio. Ter um olhar com respeito e trabalhar muito para nossas comunidades indígenas. Procurar valorizar o esporte, mostrar que a criação da secretaria de Esporte trás benefícios diretos para as famílias, através das crianças, jovens e adultos. Sou desportista, faixa preta de jiu Jitsu é Karate, sei como os atletas sofrem. Vamos disponibilizar recursos para os atletas terem passagens para representar o Estado nas competições nacionais. A cultura também terá uma atenção especial de mim, sou do meio cultural, sou quadrilheiro e diretor de quadrilha junina, sei da necessidade de melhorarmos a política neste setor. Nós roraimenses temos nossos costumes e tradições e vamos trabalhar para valorizar cada segmento cultural. Serei um Deputado Federal, se eleito for, preocupado com o desenvolvimento econômico e financeiro do Estado, vamos buscar mecanismos para ajudar o Governo do Estado para que possamos crescer ainda mais” concluiu..