Direito de resposta no debate da Folha terá análise da OAB

Evento será no próximo domingo (18), a partir das 9h, com transmissão do portal da Folha, da rádio Folha FM (frequência 100.3), da TV Cultura Roraima (canal 20) e dos canais oficiais dos dois veículos de comunicação no Youtube

Além da assessoria jurídica do Grupo Folha de Comunicação, o direito de resposta do debate entre os candidatos ao Governo de Roraima nas eleições deste ano será analisado pela comissão especial de acompanhamento do processo eleitoral da OAB-RR (Ordem dos Advogados do Brasil).

FIQUE POR DENTRO

Trata-se do presidente da comissão, André Luis Galdino, e da vice Tayla Ferreira Camargo. “Pessoas extremamente qualificados na área eleitoral e no direito de resposta”, avaliou o presidente da OAB-RR, Ednaldo Gomes Vidal.

O direito de resposta terá duração de dois minutos e será concedido aos candidatos que se sentirem ofendidos. “A partir do momento que o candidato foge das regras do debate, que infringe o princípio da legalidade, entra a comissão para dizer se o candidato foi ofendido, foi de alguma forma colocado numa situação que não passa pelos parâmetros da legalidade, a comissão está ali pra fazer aquela análise e de imediato, o mediador dá essa resposta ao candidato adversário que solicitou ou mesmo negá-lo”, explicou Vidal.


O presidente da OAB-RR, Ednaldo Gomes Vidal, em entrevista à Folha (Foto: Diane Sampaio/FolhaBV)

Para o presidente da OAB, o debate proporcionará ao eleitor a oportunidade de ouvir do próprio candidato o que pensa sobre assuntos que decidem, para melhor ou pior, o futuro do Estado. “A partir do momento que os órgãos de comunicação transmitem esse debate e a população o assiste, isso é muito importante, porque muitas das vezes o eleitor está em dúvida. E com a postura do candidato sobre determinados assuntos, ali fica definido o seu voto”, pontuou.

Promovido pela Folha, em parceria com a TV Cultura Roraima, o evento será no próximo domingo (18), a partir das 9h, com transmissão do portal da Folha, da rádio Folha FM (frequência 100.3), da TV Cultura Roraima (canal 20) e dos canais oficiais dos dois veículos de comunicação no Youtube.

Os candidatos ao Palácio Senador Hélio Campos são: Antonio Denarium (Progressistas), Fábio Almeida (Psol), Juraci Escurinho (PDT), Rudson Leite (PV) e Teresa Surita (MDB). O primeiro turno das eleições está marcado para 2 de outubro.