A segunda-feira (12) foi o último dia de julgamento dos registros de candidaturas de partidos recebidos pelo Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR).
Dos 668 processos, sendo 612 registros de candidatos e 56 pedidos dos partidos e coligações. Desse total, 51 foram negados, representando 8% do total de pedidos. Foram deferidos 542 (95%) sendo 4 com recurso e 15 candidatos renunciaram.
No total, 11 candidaturas estão indeferidas, 40 estão indeferidas com recurso entre elas a juiz Helder Girão e do deputado federal Ottaci e 5 estão deferidas com recurso entre elas a da candidata ao governo de Roraima Teresa Surita. Além disso, foram apresentadas 51 ações de impugnações.
Entre os indeferidos, a maioria teve o pedido negado pela falta de quitação eleitoral, falta de filiação partidária, contas rejeitadas por tribunal de contas ou falta de documentos essenciais.
Além disso, ainda não é o fim do túnel para esses candidatos. Cabe recurso e a parte que recorrer vai permanecer sub judice, podendo realizar sua campanha e terá a validade de seus votos condicionada ao posterior deferimento do pedido.
Roraima foi o segundo estado do país a concluir os julgamentos.
Quem disputa a eleição para Governo
Para o cargo de governador, foram deferidos os registros dos seguintes candidatos: Antônio Oliverio Garcia de Almeida (PP – Roraima Trabalhando e Deus Abençoando), Fábio Gonçalves de Almeida (PSOL – Federação PSOL/Rede), Juraci Francisco dos Santos (PDT) e Rudson Leite da Silva (PV – Federação Brasil da Esperança – Fé Brasil PT/PC do B e PV).
A candidata Maria Teresa Saenz Surita Guimarães (MDB – Roraima Muito Melhor) teve o registro deferido, mas foi protocolado recurso.
Quem disputa a eleição para senado
A cadeira no Senado Federal poderá ser disputada por nove candidatos: Bartolomeu da Silva Tomaz (Federação PSOL/Rede), Ilderson Pereira Silva (PTB), Hiran Manuel Gonçalves da Silva (PP – Roraima Trabalhando e Deus Abençoando), Iran de Oliveira Marinho (PDT), Maurício Costa da Silva (Patriota), Ozeas Costa Colares Júnior (PODE), Romero Jucá Filho (MDB – Roraima Muito Melhor) e Telmário Mota de Oliveira (PROS – Vamos Cuidar Para Roraima Não Parar).
O pedido de registro de Helder Girão Barreto (PMN), foi indeferido, mas ele apresentou recurso e segue concorrendo na disputa.
Câmara Federal e Assembleia
Para concorrer às oito cadeiras na Câmara Federal, foram registrados 165 pedidos, dos quais 140 foram deferidos; dois deferidos com recurso; cinco indeferidos; 14 indeferidos com recurso e quatro renúncias.
Para disputar as 24 cadeiras da Assembleia Legislativa Estadual, 369 candidatos tiveram o registro deferido; um deferido com recurso; cinco indeferidos; 23 indeferidos com recurso e nove renúncias.