Com 93% das urnas apuradas, Hiran Gonçalves (Progressistas) já é considerado senador eleito por Roraima com 46,39% dos votos. O deputado federal saiu vitorioso neste domingo, 2, na disputa com o ex-senador Romero Jucá (MDB), principal opositor na concorrência da única vaga para o Senado.
Hiran, é apoiado pelo governador reeleito Antonio Denarium (Progressistas) e pelo presidente Jair Bolsonaro (PL). O senador Telmário Mota (Pros), que também disputava a reeleição, ficou em terceiro lugar na disputa.
O resultado demonstra um desfecho similar daquele antecipado nas últimas pesquisas eleitorais, do Instituto do Norte de Opinião Pública e Estatística (Inope) e Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica (Ipec). As pesquisas apontavam Dr. Hiran como primeira escolha dos eleitores roraimenses, seguido de Romero Jucá e de Telmário Mota.
PROMESSAS – Hiran votou na manhã de domingo na Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz) acompanhado da esposa, Gerlane Baccarin, filhos, assessores e policiais que cuidam da sua segurança. Na ocasião, o senador eleito frisou que irá defender a democracia, a Constituição Federal e os interesses do povo roraimense.
“Meu partido é Roraima. São os roraimenses e nós vamos também defender a Constituição do nosso país. Precisamos sempre jogar nas quatro linhas, apoiar nosso presidente, para que ele faça um governo ainda melhor e tudo que seja feito no país ou em Roraima, seja para o bem do nosso povo. Esse é o meu compromisso de vida como médico, como deputado e como senador, se Deus quiser”, afirmou.
Confira o perfil do senador eleito:
Hiran Gonçalves é médico, nascido em 19 de junho de 1957 em Tefé (AM). Foi eleito para o primeiro mandato como deputado federal em 2015 e reeleito em 2019. No Congresso, assumiu protagonismo das pautas da Saúde, vindo a se tornar o presidente da Frente Parlamentar Mista da Medicina (FPMed).
Foi relator do Projeto de Lei n. 2033/22, que garante a beneficiários de planos de saúde requerer tratamentos externos à lista da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), além de ter atuado na viabilização do Hospital de Amor, uma referência no tratamento de câncer em toda a América Latina e que fica localizado na capital Boa Vista.
Dr. Hiran também é médico oftalmologista em Boa Vista e continua exercendo o seu trabalho, ao lado das atividades parlamentares. Por mais de 25 anos atuou como médico legista no Instituto Médico Legal (IML) de Roraima. É membro da Academia Americana de Oftalmologia e por duas oportunidades, foi Presidente do Conselho Regional de Medicina de Roraima, além de ter sido Coordenador Regional da Funasa, Presidente da UniCred e Professor da Universidade Federal de Roraima.
ROMERO JUCÁ – Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o candidato ao Senado Romero Jucá (MDB) se despedindo de seus correligionários.
O vídeo mostra Jucá rodeado de pessoas que vestem verde e nos fundos, um telão com a apuração dos votos. Em discurso, ele ressalta a importância da equipe, diz que não vai desistir, mas que não adianta ficar esperando.
“Nós vamos continuar nessa luta, cada um e cada uma de vocês é importante pra gente, mas não adianta aqui ficar nesse sofrimento esperando e pelas projeções não virá”, disse.