O horário eleitoral gratuito relativo ao primeiro turno das eleições vai iniciar nesta sexta-feira, 26, no rádio e na televisão. Ele tem duração até o dia 29 de setembro e foi definido na última terça-feira, 23, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A ordem dos partidos políticos que aparecem no intervalo foi definida por sorteio, a começar pelo PTB e, por último, o PDT, neste primeiro dia (veja abaixo). O tempo é calculado conforme a representatividade dos partidos políticos na Câmara dos Deputados.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem o maior tempo diário entre todos os candidatos, por ter a maior coligação. Serão 3 minutos e 39 segundos de fala, com 287 inserções. Em seguida, está o presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, com 2 minutos e 38 segundos e 207 inserções.
Confira a ordem no primeiro dia do horário eleitoral e o tempo de cada partido/coligação:
Roberto Jefferson – PTB (14) – 25 segundos / 33 inserções
Soraya Thronicke – União Brasil (44) – 2 minutos e 10 segundos / 170 inserções
Felipe D’Avila – Partido Novo (30) – 22 segundos / 30 inserções
Luiz Inácio Lula da Silva – Coligação Brasil da Esperança (13) – PT, PCdoB, PV, PSOL/Rede, Solidariedade, PSB, AGIR, Avante e Pros – 3 minutos e 39 segundos / 287 inserções
Simone Tebet – Coligação Brasil para Todos (15) – MDB e Federação PSDB-Cidadania e Podemos – 2 minutos e 20 segundos / 185 inserções
Jair Bolsonaro – Coligação Pelo Bem do Brasil (22) – PL, PP e Republicanos – 2 minutos e 38 segundos / 207 inserções
Ciro Gomes – PDT (12) – 52 segundos / 68 inserções
No caso da propaganda pelo rádio, serão exibidas as falas dos presidenciáveis sempre às terças, quintas e sábados, de 7h às 7h12 e, depois, de 12h às 12h12. Já na televisão, o horário é de 13h às 13h12 e 20h30 às 20h42. Nesses mesmos dias, serão exibidos os programas de candidatos a deputado federal. O horário gratuito terá 50 minutos em rede, divididos em dois blocos de 25 cada.
Já o tempo total por dia de inserções é de 70 minutos, com inserções de 30 a 60 segundos, divididos igualmente para os cargos que estão em disputa, isto é: senador, governador, presidente, deputado estadual e deputado federal. A distribuição levará em conta três blocos de audiência, entre as 5h e 00h.
Em relação aos programas em bloco, após o primeiro dia de exibição, o partido ou a coligação que veiculou a propaganda em último lugar será o primeiro a apresentá-lo no dia seguinte, seguido pelas demais veiculações estabelecidas no sorteio. As sobras de 30 segundos foram sorteadas entre a coligação Brasil para Todos (de Tebet), coligação Brasil da Esperança (de Lula) e o partido Novo.
Candidatos ao governo de RR
Antonio Denarium (PP)
Atual governador de Roraima, Antonio Denarium (PP) é pré-candidato à reeleição. Bolsonarista, ele se elegeu em 2018 para seu primeiro cargo público com o apoio explícito de Jair Bolsonaro (PL). Antes atuava como empresário do agronegócio.
Teresa Surita (MDB)
Pela segunda vez, Teresa Surita (MDB) concorrerá ao governo estadual. Ela já foi eleita cinco vezes como prefeita de Boa Vista e exerceu o mandato de deputada federal. O atual prefeito da capital de Roraima, Arthur Henrique (MDB), foi indicado e apoiado por ela.
Rudson Leite (PV)
Com 21 anos de militância partidária, Rudson Leite (PV) é pré-candidato ao governo de Roraima pela federação [PT, PC do B] que o partido participa. Ele explicou que até o momento o partido não tem candidatura ao Senado e os candidatos terão liberdade para apoiar candidatos de outros partidos.
Fábio Almeida (Psol)
No início do mês de maio, Fábio Almeida (Psol) confirmou sua pré-candidatura ao governo de Roraima, pelo Partido Socialismo e Liberdade – PSOL. Fábio Almeida é oriundo dos movimentos sociais. Ele já foi candidato ao governo nas eleições de 2018 e a prefeito de boa vista em 2020.
Escurinho (PDT)
O ex-vereador de Caroebe, Juraci Francisco dos Santos, o escurinho, é o quinto pré-candidato ao Governo de Roraima e sai candidato pelo PDT (Partido Democrático Trabalhista). Juraci é empresário do ramo de terraplenagem. Na vida pública, o paranaense foi professor e presidiu a Câmara Municipal de Caroebe. Juraci vive em Roraima há mais de 30 anos.
Os nomes dos postulantes podem ser registrados na Justiça Eleitoral até 15 de agosto. O primeiro turno das eleições de 2022 será realizado em 2 de outubro e, caso seja necessário, o segundo turno deve ocorrer em 30 de outubro.
Com informações Estadão Conteúdo