Candidato do Partido dos Trabalhadores (PT), ele foi eleito com votação recorde de 59 milhões de votos, derrotando o atual presidente Jair Bolsonaro do PL, que teve 57 milhões de votos. Com a vitória de Lula da Silva, Bolsonaro passa a ser o primeiro Presidente do Brasil a não ser reeleito.
O levantamento estado por estado de fato mostra que Lula liderou em 13 estados. Bolsonaro liderou em 14.
Lula ganhou a eleição no Pará, Amazonas, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e Minas Gerais.
Bolsonaro ficou a frente no Distrito Federal, Acre, Amapá, Espírito Santo, Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Paraná Rio Grande do Norte Rio de Janeiro São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
História
Quando foi eleito presidente em 2002, Lula seguiu a política econômica de seu antecessor, Fernando Henrique Cardoso, garantindo ao Brasil o desenvolvimento econômico.
Por conta do seu carisma, recebeu elogios públicos de vários líderes mundiais, mas teve polêmicas. Internamente, Lula também precisou superar alguns escândalos durante o seu governo, como o episódio do mensalão e supostas irregularidades no uso dos cartões corporativos.
Apesar disso, manteve bons índices de popularidade durante o seu governo. No dia 1o. de janeiro de 2011, Lula passou a faixa à sucessora Dilma Rousseff, primeira mulher presidente do Brasil. Após deixar o cargo, Lula iniciou carreira de palestrante.