As urnas que serão utilizadas no segundo turno em Roraima passaram na manhã desta terça-feira, dia 25, pelo processo de carga e lacre para serem preparadas para o pleito, que será realizado no próximo domingo, dia 30.
Ao todo, 51 pessoas participaram do processo e 1268 urnas foram lacradas. O secretário de T.I. do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima, Fábio Barros, explicou sobre o procedimento.
“Estamos iniciando o procedimento de carga e lacre das urnas para o segundo turno. A gente usa esse termo “carga” mas na verdade as urnas já foram carregadas no primeiro turno com os dados dos eleitores, das seções eleitorais e dos candidatos. O que a gente está fazendo agora é atualizar quais candidatos que estavam no primeiro turno estão aptos para o segundo turno. Então a gente faz isso pegando a mídia de resultado que foi preparada na cerimônia de geração de mídias e fazendo essa transição para o segundo turno”, disse Fábio.
Yago Rodrigues é membro da ONG Transparência Eleitoral, e veio de Belém até Boa Vista participar do processo. A ONG observa o trabalho executado durante o período eleitoral e documenta ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no intuito de apontar pontos positivos e negativos, visando destacar partes importantes e melhorar pendências.
“A gente acompanha os eventos de preparação das urnas, geração das mídias, de auditoria, e também a observação no dia da votação. Com rotas definidas, observamos tudo. A gente acompanha todos os trabalhos, são emitidos vários relatórios e é emitido um um relatório final que é repassado ao TSE com recomendações. Sobre o que pode ser melhorado, o que pode ser aprimorado. O objetivo principal da missão de observação é colaborar. A gente está aqui pra atuar como entidade interessada. Embora não sejamos entidades fiscalizadoras, queremos colaborar com o fortalecimento da própria eleição”, frisou Yago.
Em Roraima, a votação para o segundo turno será apenas para candidatos à presidente, no dia 30 de outubro, das 7h às 16h, no horário local.