O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que em Roraima, mais de 87 mil pessoas já baixaram o aplicativo do e-Título, versão digital do título eleitoral. O e-título pode substituir o documento em papel e permite, entre outras facilidades, a consulta ao local de votação (zona e seção eleitoral) e a verificação da existência de débitos eleitorais. Também é possível justificar a ausência às urnas, bem como emitir certidões de quitação eleitoral e nada consta criminal eleitoral.
A base de dados do Cadastro Eleitoral contabilizou, até o último dia 31 de agosto, a emissão de 83.622 e-Títulos, o que representa 22,83% dos 366.240 eleitores aptos em Roraima a votar nas eleições de 2022.
Sobre o app
Para gerar o e-Título, basta baixar o aplicativo, disponível para dispositivos iOS, Android e tablets. O eleitor deverá preencher os dados pessoais exatamente como estão registrados no Cadastro Eleitoral.
Para os eleitores que já fizeram o recadastramento biométrico e têm sua foto na base de dados da Justiça Eleitoral, o documento digital poderá ser utilizado para a identificação perante o mesário na hora de votar.
Caso o eleitor não tenha a biometria cadastrada, sua foto não aparecerá no app, mas isso não o impede de votar, basta apresentar um documento oficial com foto.
A habilitação das funcionalidades da plataforma estará disponível para download até as 23h59 de sábado (01/10). A medida visa garantir que o usuário que precisa do serviço no domingo tenha uma melhor experiência.
Dentre as funções do e-título estão:
– Acessar local de votação;
– Consultar a situação do eleitor:
– Identificar-se na seção (se tiver feito biometria); e
– Justificar a ausência.
Quem quiser usar o aplicativo no segundo turno deve baixar o mais breve possível, no domingo (02), só quem já tiver baixado o app poderá utilizar as funcionalidades. Serão permitidos apenas o download e a atualização da versão. O funcionamento do app volta ao normal a partir de segunda-feira (03).