A Comissão Política do PCdoB lançou como pré-candidato ao Senado Federal, o professor doutor Jonildo Viana. A decisão ocorreu neste final de semana e o nome do professor será levado para a convenção do partido que acontece no próximo dia 29 de junho. O PCdB fez federação com o PV e o PT e deve lançar também candidato ao governo de Roraima.
“Venho atender a uma tarefa histórica e revolucionária do meu partido. Sou um nome alternativo que proporcionará a amplitude dos debates no campo democrático sobre as questões políticas locais e nacionais. Será uma campanha pé no chão, uma campanha “franciscana” e ousada. Como militante, professor-pesquisador universitário me sinto preparado. Por isso aceitei o desafio” disse o professor, que é o presidente estadual do PCdB em Roraima, em entrevista à Folha.
Quem é Jonildo
Jonildo Viana tem 45 anos e é natural do estado do Amazonas, tendo vivido grande parte de sua Vida em Boa Vista /RR. Ex-Professor da rede municipal de educação de Boa Vista, foi líder estudantil secundarista e universitário e atua também como conselheiro universitário. É Presidente do PCdoB em Roraima.
Jonildo se formou e atuou como Professor/Normal Magistério, sendo graduado em Ciências Sociais/Antropologia na UFRR e mestre e doutor em Educação (PPGE-FACED/UFAM).
É professor efetivo do Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena da UFRR, onde atua na graduação e na pós-graduação.
Pautas que defende
É atuante em diversos debates na mídia local e nacional sobre política, cultura, educação, ambiente, Amazônia e sustentabilidade.
Tem atuação voltada para defesa da Amazônia e da sustentabilidade ambiental conjugada com os direitos dos povos indígenas, dos trabalhadores rurais, das populações tradicionais como ribeirinhos, quilombolas, da população LGBTQIA+, dos estudantes, da juventude, das populações vulneráveis e das periferias dos municípios amazônicos – com destaque ao estado de Roraima.
Defende pautas em defesa dos direitos humanos e à vida, acima de tudo, é em prol do desenvolvimento sustentável, a ciência, a tecnologia e a inovação, conciliando sua atuação política com a formação acadêmica.