A candidata a vice-governadoria pelo Partido Verde (PV), Cristina Burger, participou da primeira rodada de entrevistas ao cargo majoritário do programa Agenda da Semana, na Rádio Folha (100,3 FM), nesse domingo (21), com o jornalista Natanael Vieira.
Filiada ao PV há 10 anos, Cristina Burger é empresária do ramo de alimentação. Natural de Santa Maria (RS), tem 43 anos e há 42 mora em Roraima. Em 2014 tentou uma cadeira na Câmara Federal pela bancada por Roraima. “Como vice do PV venho para somar e fazer a representatividade da mulher na política, temos espaço só faltamos ocupar”, frisou.
Concorrer como vice-governadora nas eleições de 2022 para ela é desafiante, aceitou o convite e acredita que planejamento e gestão farão dela e do titular, Rudson Leite (PV), gestores de Roraima. “Eu, como vice-governadora, estarei a frente das políticas públicas e sempre ao lado do nosso governador Rudson Leite”, destacou Cristina caso sejam eleitos em outubro.
Ela lembrou que a figura do vice é importante e a pessoa precisa estar preparada para assumir os compromissos e demandas na ausência do Governador. Citou exemplos como a de Anchieta Júnior que assumiu a governadoria com a morte de Ottomar de Souza Pinto, em dezembro de 2007.
A visão empresarial de Cristina favoreceu o olhar diferenciado ao segmento. E na política não foi diferente. Segundo ela, entre as propostas de governo do grupo estará a institucionalização de uma Secretaria para Micro e Pequenas Empresas para fortalecer a economia, em todos os níveis.
Segundo ela, o órgão estadual atenderá aos geradores de emprego e renda e oportunizará os jovens a ingressarem no mercado de trabalho. “Como mulher me sinto pronta e para isso temos a solução. Dentro da nossa secretaria de micro e pequenas empresas teremos um link para os primeiros empregos para que justamente possamos somar com as pessoas”, explicou Cristina.
Em relação às áreas de Saúde e Educação, o grupo tem propostas para sanar os principais problemas que atingem os dois segmentos. O primeiro passo, falou, será a reestruturação. “Estarei na ponta para fazer a manutenção e a prevenção na saúde, precisamos da participação do povo nas políticas públicas, e convidou as pessoas a procurarem as propostas chanceladas pelo partido.
Para ela, é necessário que os governantes olhem com mais atenção ao sistema público e oferecer condições de qualidade nos serviços de saúde e na educação. “Estudei em escola pública, no São José. Escola pública tem que ser a melhor educação do Estado, é obrigação do Estado dar educação”, para isso, pontuou, será preciso reestruturar as escolas, preparar os alunos para saírem qualificados e capacitar mais os professores.
Dos questionamentos apresentados por ouvintes à Cristina esteve a preocupação com o servidor público. Ela garantiu a valorização e melhores condições de trabalho. “Muito além de pagar em dia, algo que é constitucional. (…) O servidor público representa o nosso Estado e precisamos fornecer serviços de qualidade a população”.
Cinco candidatos a vice-governador serão entrevistados no programa Agenda da Semana que vai ao ar aos domingos, das 8h30 às 12h. A primeira rodada desta categoria iniciou nesse domingo com Francisco Wapichana (PSOL), Cristina Burger (PV) e Edilson Damião (Republicanos).