No primeiro turno, o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) venceu com folga o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em Roraima. Nos 15 municípios, o atual presidente levou a melhor em 14 municípios. Lula obteve votação expressiva apenas no município do Uiramutã.
Na campanha do segundo turno, prefeitos roraimenses, correligionários do governador Antonio Denarium (PP), viraram cabos eleitorais de Bolsonaro e fazem uma mobilização junto aos eleitores com o objetivo de passar dos 69% dos votos para 90%.
O prefeito Pedro Henrique Machado de Alto Alegre, onde Bolsonaro teve 67% dos votos, afirmou que apoia Bolsonaro e que está tranquilo quanto ao resultado em Roraima. “Estou preocupado com o resultado geral, porém confiante na virada do nosso presidente”
Jairo Ribeiro, prefeito de Iracema, onde Bolsonaro levou 64% dos votos explicou que Expectativa é pela vitória do atual presidente.
“Minha esperança e expectativa é que com Bolsonaro reeleito, continue essa parceria com os municípios, porque nos 4 anos do governo dele, não houve exclusão dos municípios por parte do governo federal. E mesmo com pandemia e com guerra ele sempre deixou os prefeitos amparados e munidos de recursos para combater o covid. Queremos que continue essa parceria com o governador Antonio Denarium pois Roraima tem avançado muito e essa parceria dele com Bolsonaro é muito produtiva para Roraima e estamos na expectativa positiva que vamos ganhar a eleição”.
O presidente da Associação de Prefeitos de Roraima, o prefeito Joner Chagas, também trabalha pela reeleição de Bolsonaro. Em Bonfim ele recebeu 64% de votos. “Acredito na vitória do atual presidente, pois é o melhor para nosso município e nosso estado e para o nosso Brasil. Temos que dar continuidade de trabalho e dar essa oportunidade ao atual presidente Jair. Roraima está com Bolsonaro”
André Castro, prefeito do Cantá, afirmou que sua expectativa é que o presidente seja Reeleito. “Essa é a minha expectativa. Bolsonaro 22 como presidente”
A prefeita Núbia Lima, de Amajari, onde Bolsonaro recebeu 73% dos votos dos eleitores, disse que a Expectativa é grande
“No nosso município foi 73% Bolsonaro, meu candidato. E queremos que o próximo presidente traga mais investimentos na educação, salário mínimo, expansão nos projetos sociais”
De Caroebe, o prefeito Osmar afirmou que espera que esse segundo turno aconteça de forma tranquila com todos se respeitando. No município Bolsonaro levou 75% dos votos.
“Sendo que nossa maior esperança é que o nosso país acorde e reconheça que o comunismo não deu certo em lugar nenhum do mundo e, que a reeleição do nosso presidente Bolsonaro é o melhor para o nosso país e, principalmente, para o nosso estado, que tanto tem crescido com os governos de Denarium e Bolsonaro”
Em Normandia, município com muitas terras indígenas e onde Bolsonaro ficou com 56% dos votos, o prefeito Dr. Raposo explicou que a expectativa para o dia da eleição é que seja de muita tranquilidade.
“Vamos escolher apenas o presidente da república, e eu acho que não vai ter aquele tumulto que se viu no primeiro turno. Estamos esperando a vitória do nosso presente Bolsonaro, pois temos um grupo, do nosso governador Antônio Denarium quem apoiamos. Mas em Normandia está dividido, pois o movimento indígena tende a apoiar o ex-presidente Lula. Queremos o melhor para o país e que o presidente eleito trabalhe para isso, trabalhando pela família e pelo respeito”
Em Rorainópolis, o segundo maior colégio eleitoral de Roraima, onde Bolsonaro levou 67% dos votos, o prefeito Leandro Pereira disse que trabalha em sintonia com seu grupo político.
“Nosso grupo político que é liderado pelo governador Antonio Denarium apoia o presidente Jair Bolsonaro e nós seguimos as diretrizes do grupo por acreditar que é o melhor para o nosso estado de Roraima. Por isso eu voto e apoio o presidente Jair Bolsonaro e nossas expectativas para o próximo governo é que ele tenha um olhar maior pelo social, né por quem mais precisa e com o fortalecimento da educação. Então a expectativa do prefeito Leandro é que haja um olhar especial para a saúde, educação e social, sem deixar do lado a infraestrutura”.
Outros Prefeitos
A reportagem também entrou em contato com o prefeito Arthur Henrique, a prefeita Dona Nega de Mucajaí, Prefeita Diane de Caracarai, Osmar Filho de Caroebe, Juliano Torquato de Pacaraima, Luiza Maura de Baliza, James Batista de São Luiz e Tuxaua Benisio do Uiramutã mas até o fechamento da matéria não obteve retorno desses prefeitos.