O Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) realiza nesta terça-feira (25), a partir das 8 horas, no Cartório da 1ª Zona Eleitoral, localizado na avenida Santos Dumont nº 760, bairro São Pedro, a preparação das urnas eletrônicas que serão utilizadas nos 14 municípios do interior no 2º turno das Eleições 2022. Na próxima quinta-feira (27), serão preparadas as urnas da capital.
A cerimônia é pública e abrange as atividades de atualização dos dados de candidatos para o segundo turno, testes de funcionamento da urna, incluindo a verificação do som, impressora, teclado e micro-terminal, identificação e aposição do lacre da mídia de resultado nas 1.268 urnas que serão utilizadas em todo o estado.
Representantes do Ministério Público Eleitoral, da Ordem dos Advogados do Brasil, dos partidos políticos, coligações, federações e demais interessados são convidados a comparecer, a fim de fiscalizar os trabalhos desenvolvidos durante o evento, que será presidido pelo juiz Luiz Alberto de Moraes Júnior.
Conforme explicou o secretário de Tecnologia da Informação do TRE-RR, Fábio Barros, na semana passada ocorreu a geração de mídias para o 2º turno, um processo no qual foram carregados os dados dos candidatos à eleição presidencial. O conteúdo referente aos sistemas eleitorais, dados de eleitores e seções já foram carregados no 1º turno.
“No 2º turno, o procedimento é bem mais simples. Iremos apenas inserir a nova mídia de resultado, contendo os dados dos cargos e dos candidatos que estão em disputa. Depois de carregadas, as urnas serão lacradas e armazenadas em local seguro até o momento de seguirem para as seções. Os lacres são fabricados pela Casa da Moeda e assinados pelo juiz eleitoral responsável e representantes de entidades fiscalizadoras”, disse Barros.