O Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) vai disputar o cargo de governador de Roraima, com a bandeira da legalização do garimpo no estado. A informação foi repassada pelo presidente regional do partido, Yachin de Carvalho, e pelo pré-candidato a governador pelo partido, o cardiologista, Petronio Araújo.
Os dois concederam entrevista ao programa Agenda da Semana deste domingo, 3, apresentado pelo economista Getúlio Cruz, onde falaram também sobre o apoio ao presidente da República Jair Bolsonaro.
“Vamos pedir volto para Bolsonaro, é um presidente a favor do garimpo, e um dos projetos do PTB é regularização em terras brancas. Temos hoje a cassiterita que atualmente está saindo no clandestino, queremos levantar essa bandeira para dar respaldo ao garimpeiro. Queremos tirar o garimpeiro da ilegalidade”, afirmou Yachin que é pré-candidato ao cargo de deputado federal.
Ainda segundo Yachin, as pendencias jurídicas que o partido enfrentava foram sanadas permitindo a formação de chapa completa para a disputa desse ano.
“A pendencia jurídica foi sanada, onde o Marcos Vinicius já voltou para a presidência nacional e ele me indicou, hoje temos segurança jurídica e estamos montando a estrutura para concorrer a esse pleito. Hoje temos nomes para disputar todos os cargos, inclusive o senado. Um dos nomes estudados é o do vereador Ilderson”, acrescentou.
Petrônio Araújo, disse que o garimpo regulamentado seria uma alavanca para a economia do estado, assim como outros setores.
“Regularizar os garimpos sem danos ao meio ambiente vai alavancar a economia de Roraima. O agronegócio também é importante, e agricultura familiar precisa de incentivo, pois é quem traz comida pra nossa mesa. A questão mineral é importante para nossa economia. Mas temos que ver a questão energética que é fundamental para viabilizar a economia”, disse Araújo.
Sobre como o PTB pretende entrar na disputa e chegar até os eleitores com propostas, o presidente do partido disse que está preparado para chegar até o povo.
“Hoje o PTB tem um corpo técnico muito profissional e eles estarão verificando tudo nesse cenário que hoje se passa, e estamos fazendo pesquisa para definir os candidatos para ai sim falar com a população”, acrescentou Yachin.