O TRE-RR (Tribunal Regional Eleitoral) informou na tarde deste domingo (30) que precisou substituir mais uma urna eletrônico no segundo turno em Roraima.
Trata-se de um equipamento instalado na escola José Pereira de Araújo, na vicinal 5, no Município de Iracema. Houve um problema no leitor biométrico, segundo a Corte.
Mais cedo, a seção 800, da escola estadual Lobo D’Almada, em Boa Vista, também precisou substituir a urna em virtude de problema no leitor biométrico.
A maioria das seções eleitorais deste segundo turno, em Boa Vista, tiveram pouca ou nenhuma fila pela manhã, movimento inverso em relação ao último dia 2. No Estado, os eleitores voltam às urnas para escolher apenas o presidente da República.
Na escola municipal Luiz Canará, a Folha apurou com uma secretária de seção que um eleitor com sinais de embriaguez, de mais ou menos 40 anos de idade, chegou ao local, e começou a reclamar da fila e da demora na votação.
Ele teve problemas para registrar a biometria e chegou a se recusar a assinar a folha de assinatura. Mas após a insistência dos mesários para assinar e se acalmar, ele acabou votando.
A mesma secretária informou que, mais cedo, o tamanho da fila na sua seção estava quase colando em outra porta. Eleitores ouvidos pela reportagem não relataram problemas durante a votação, que está sendo rápida.
Além disso, nos locais visitados pela Folha, não havia santinhos espalhados dentro e fora dos locais de votação.
Apesar disso, o TRE-RR declarou, na última atualização, que a votação segue tranquila em todo o Estado, sem ocorrências de qualquer tumulto e apenas uma urna substituída em Boa Vista devido a um problema no teclado.