Eleições 2022

TRE mantém indeferida candidatura de Helder Girão; cabe recurso ao TSE

A decisão foi tomada por unanimidade dos juízes do TRE em Roraima mas Helder Girão pode recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O Colegiado do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) manteve em sessão ordinária (21) o acordão que indeferiu o registro do candidato Helder Girão Barreto ao cargo de senador. 

Os desembargadores acompanharam o voto do relator Francisco de Assis Guimarães. Helder Girão continua concorrendo com a candidatura sub judice, até decisão posterior do TSE.

Os embargos de declaração foram impetrados pelo candidato ao senador e pelo Partido da Mobilização Nacional (PMN) mas conforme o acordão relatado e discutido pelos Juízes do egrégio Tribunal Regional Eleitoral de Roraima, os Embargos de Declaração, foram negados por unanimidade para manter integralmente o indeferimento do Registro de Candidatura, nos termos do voto do Relator.

Helder Girão que concorre ao Senado foi considerado inelegível em decorrência da renúncia de seus suplentes e a impossibilidade dele concorrerem ao mesmo cargo. 

Mudança

O relator da ação Francisco de Assis Guimaraes de Almeida esclareceu que originalmente a chapa era composta por Waldemar Albrech e Alfredo Prym mas Waldemar renunciou passando Alfredo a ser o primeiro suplente e a comerciante Regina Aparecida como segunda suplente.

A primeira questão teria ocorrido quando o candidato requereu a inversão da ordem dos candidatos a suplente o que não foi autorizado por ele não representar o partido. 

Em seguida, o PMN teria pedido nova mudança de suplente e ambos teriam renunciado e voltaram a ser indicados mudando apenas a ordem. 

Ocorre que segundo a Justiça Eleitoral, o procedimento não condiz com a resolução do TSE que determina que após renúncia homologada na justiça, os candidatos não poderiam concorrer ao mesmo cargo na mesma eleição,  o que teria provocado o indeferimento do Drap para o PMN não participar das eleições 2022 para a vaga de senador.

OUTRO LADO

A reportagem da Folha entrou em contato com o presidente do partido Shaolyn Gomes que informou que depois o partido se pronunciaria posteriormente sobre o assunto.

O candidato Helder Girão Barreto não respondeu a demanda da Folha, mas informou quando do primeiro indeferimento que recorreria tanto ao TRE, como fez, quanto ao Tribunal Superior Eleitoral.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.